Nômades Grupo de Dança em Última Gota, atração da mostra na sexta, dia 04/06
A 1ª Mostra Regional de Artes Cênicas de Jaraguá será realizada
de 1º a 6 de junho, pela Federação de Teatro de Goiás
Dez espetáculos, dois deles especialmente convidados, quatro debates sobre temas relacionados às artes cênicas, três oficinas de arte educação, circo e dança e discussões sobre os espetáculos ao fim de cada apresentação. Estas são as principais atrações da 1ª Mostra de Artes Cênicas da Federação de Teatro de Goiás em Jaraguá – Jaraguá...Uçu, prevista para o período de 1º a 6 de junho. O evento é uma realização da Federação de Teatro do Estado de Goiás, em parceria com a Prefeitura de Jaraguá, incentivo do Ministério da Cultura/Funarte e Lei Goyazes, e patrocínio da Belcar Caminhões e Cidadania.
Primeira realização de grande porte da nova gestão da FETEG, será aberta no dia 1º de junho, com o espetáculo Fulano & Sicrano, do Centro Teatral e Etc & Tal, convidado que vem do Rio de Janeiro. A sessão única, logo após a abertura oficial do evento na Praça do Coreto, às 19h30, será no Salão Paroquial da Igreja Matriz de Jaraguá, às 20h30. Com capacidade para abrigar mais de 600 pessoas, o salão passou por ampla reforma e adaptação do espaço para receber as produções e oferecer conforto e segurança aos atores e espectadores.
O encerramento no domingo, dia 6, ficará por conta do consagrado Grupo Galpão, de Belo Horizonte, com sua mais recente produção de rua Till, A Saga do Herói Torto, que no ano passado integrou a grade de programação do Festival Internacional de Artes Cênicas Goiânia em Cena, em Goiânia. Patrocinado com exclusividade pela Petrobras, o Galpão já fez dezenas de sessões do espetáculo em diversas cidades, entre elas Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Belo Horizonte.
Há opções de espetáculos para toda a família. Oito produções de teatro, dança e circo de grupos de Goiânia, dirigidos a crianças e adultos, vão movimentar os dois palcos da 1ª Mostra de Artes Cênicas de Jaraguá: um no circo armado na Praça da Matriz e outro no Salão Paroquial, gentilmente cedido pela igreja local. No dia 2 (quarta), às 18 horas, palhaços e pernas de pau do Circo Lahetô promovem uma apresentação circense no Circo da Praça da Matriz convidando o pessoal a participar da Oficina de Circo, que será ministrada pelo palhaço Maneco Maracá e sua trupe. Às 20h30, no Salão Paroquial, será a vez do premiado espetáculo de dança Dúplice, com Rodrigo Cunha e Rodrigo Cruz.
Às 9 horas do dia 3 (quinta) serão abertas as Oficinas de Teatro, Arte Educação, Dança e Circo. Às 14 horas, haverá debate sobre o tema Arte na Educação e o Papel Social da Arte, no Hotel Boa Vista. Às 18 horas, Ana Cristina Evangelista e Alexandre Augusto e seus personagens Ana Banana e Juca Mole, vão ocupar a lona do circo na Praça da Matriz com o infantil Chiquinha, a Fofoqueira. Na sequência, o palco será do grupo Esqueteria Macacos, com a produção de teatro e música No Coração do Brasil, no qual os atores Dionísio Bombinha e Adriana Veloso dançam e cantam o folclore de Goiás.
Primeira vez
No dia 4 (sexta), o Teatro Que Roda vai invadir as ruas de Jaraguá com o premiado Das Saborosas Aventuras de Dom Quixote de La Mancha e Seu Fiel Escudeiro Sancho Pança, às 17 horas. Com a obra baseada no clássico Dom Quixote, de Miguel de Cervantes, os atores Dionísio Bombinha e Liz Eliodoraz têm circulado pelo Brasil e exterior. Em novembro de 2009, a produção foi uma das principais atrações da Semana do Brasil no Timor Leste, promovida pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil.
Outras duas produções premiadas, O Cabra Que Matou as Cabras, da Cia. de Teatro Nu Escuro e Última Gota, do Nômades Grupo de Dança, estão previstas para o dia 4 (sexta).
O dia 5 (sábado), está reservado às produções Hoje É Domingo, do Grupo Solo de Dança e Balanço, do premiado ator Bruno Peixoto, seguidos de discussão. O encerramento da noite de sábado ficará por conta do grupo musical Passarinhos do Cerrado, no Circo da Praça da Matriz. O encerramento da mostra no dia 6 (domingo) será com Till, a Saga de um Herói Torto, o divertido espetáculo do Grupo Galpão, às 20h30, na Praça da Matriz.
Esta será a primeira vez que Jaraguá vai receber uma mostra de teatro, dança e circo. Desde o lançamento em fevereiro, a FETEG tem acompanhado de perto os preparativos, com o aval da Prefeitura Municipal, parceira do evento. Cartazes, adesivos e outdoors estão sendo distribuídos nas ruas, nas escolas, igrejas e até no comércio local convidando a população a prestigiar as apresentações. A FETEG quer atingir o maior número de espectadores, inclusive de cidades do entorno de Jaraguá, nos seis dias da mostra, como Anápolis, Ceres, Rialma, Goianésia e outras. “Nosso objetivo é plantar a semente da cultura em Jaraguá “, diz o presidente da FETEG, Danilo Alencar.
Por que Jaraguá...Uçu?
Diretor da Federação de Teatro de Goiás e design visual da 1ª Mostra Regional de Artes Cênicas – Jaraguá...Uçu, Marcos Lotufo explica a terminação ... UÇU, precedida de reticências para identificar o evento em Jaraguá. Segundo ele, UÇU pode significar alguma coisa que vem antes e que ganha o acréscimo em questão, o superlativo.
Para atender ao conceito da mostra regional, e destacar o nome da cidade, a produção pensou em algo bem instigante: a terminação UÇU ao final do nome da cidade Jaraguá...Uçu. “Pensei que seria uma forma de valorizar o nome da cidade na qual será realizada primeira edição do festival e poderá ser usado nas demais, já que o evento da Feteg tem caráter itinerante”, argumenta Lotufo.
A Mostra Regional de Artes Cênicas, conforme seus organizadores, visa partilhar com o maior número de pessoas possível a produção teatral, circense e de dança dos grupos goianos e convidados. Visa também despertar os talentos locais nas oficinas e debates e ainda ampliar a discussão sobre a importância das políticas culturais para os municípios. O apoio das Prefeituras a evento como este também está dentro das propostas a serem alcançadas pelo festival, que a Feteg pretende levar para outras cidades do Estado.
PROGRAMAÇÃO
01/06 - TERÇA-FEIRA
19:30h
Abertura
Praça do Coreto
20:30h
Local: Salão Paroquial da Igreja Matriz
Espetáculo: “Fulano & Sicrano”
Centro Teatral e Etc e Tal / RJ
Gênero: Comédia Mimo Teatral
Duração: 1h
Classificação: acima de 12 anos
02/06 - QUARTA-FEIRA
18h
Local: Circo montado (Praça da Igreja Matriz)
Espetáculo Circense (divulgação das oficinas)
Circo Lahetô
20:30h
Local: Salão Paroquial da Igreja Matriz
Espetáculo: “Dúplice”
Artistas Rodrigo Cruz e Rodrigo Cunha
Gênero: Dança
Duração: 55 min
Classificação: Livre
21:30h
Charla do Espetáculo “Dúplice”
03/06 - QUINTA-FEIRA
09 às 12h
Oficinas de teatro-educação e de dança
9h às 11h e 14h às 16h
Oficinas de Circo
14h às 17h
Local: Hotel Boa Vista
Debate: “Arte na Educação e o Papel Social da Arte”
18h
Local: Circo montado (Praça da Igreja Matriz)
Espetáculo: “Chiquinha, a fofoqueira”
Grupo Zabriskie
Gênero: Comédia
Duração: 50 min
Classificação: Livre
20:30h
Local: Salão Paroquial da Igreja Matriz
Espetáculo: “No Coração do Brasil”
Grupo Esqueteria Macacos
Gênero: Teatro e Música
Duração: 40 min
Classificação: 12 anos
21:30h
Charla dos espetáculos “Chiquinha, a fofoqueira” e “No Coração do Brasil”
04/06 - SEXTA-FEIRA
09 às 12h
Oficinas de teatro educação e de dança
9h às 11h e 14h às 16h
Oficinas de Circo
14h às 17h
Local: Hotel Boa Vista
Debate: “Interiorização”
17h
Local: Centro da Cidade
Espetáculo: “Das Saborosas Aventuras de D. Quixote de La Mancha e seu Escudeiro Sancho Pança – Um Capítulo que Poderia ter Sido.”
Grupo Teatro que Roda
Gênero: Popular
Duração: 50 min
Classificação: Livre
18h
Local: Circo montado (Praça da Igreja Matriz)
Espetáculo: “O Cabra que Matou as Cabras”
Cia de Teatro Nu Escuro
Gênero: Comédia
Duração: 1h
Classificação: Livre
20:30h
Local: Salão Paroquial da Igreja Matriz
Espetáculo: “Última Gota”
Nômades Grupo de Dança
Gênero: Dança Contemporânea
Duração: 50 min
Classificação: Livre
21:30h
Charla dos Espetáculos “Das Saborosas Aventuras de D. Quixote”; “O Cabra que Matou as Cabras” e “Última Gota”
05/06 - SÁBADO
09 a 12h
Oficinas de dança
14h às 17h
Local: Hotel Boa Vista
Debate: “Política Públicas para as Artes Cênicas”
18h
Local: Circo montado (Praça da Igreja Matriz)
Espetáculo: “Hoje é Domingo”
Grupo Solo de Dança
Gênero: Dança Teatro
Duração: 50 mn
Classificação: Livre
20:30h
Local: Salão Paroquial da Igreja Matriz
Espetáculo : “Balanço”
Grupo Independente
Gênero: Drama
Duração: 55 min
Classificação: 16 anos
21:30h
Charla com os Espetáculos “Hoje é Domingo” e “Balanço”
22:30h
Local: Circo montado (Praça da Igreja Matriz)
Banda Passarinhos do Cerrado
06/06 - DOMINGO
09 a 12h
Local: Hotel Boa Vista
Debate: “Coletivos Cênicos”
20:30h
Espetáculo: “Till, a saga de um herói torto”
Grupo Galpão/BH (Patrocínio exclusivo da Petrobras)
Gênero: Comédia
Duração: 1h30
Classificação: Livre
*** Todos os espetáculos, oficinas e debates tem entrada franca