sábado, 29 de maio de 2010

DÚPLICE NO PALCO EM JARAGUÁ



Melhor espetáculo do Festival Internacional de Artes Cênicas Goiânia em Cena, Dúplice, com os intérpretes criadores, Rodrigo Cruz e Rodrigo Cunha, é uma das atrações da 1ª Mostra Regional de Artes Cênicas Jaraguá...Uçu. A apresentação será quarta-feira (02/06), às 20h30, no Salão Paroquial da Igreja Matriz, espaço totalmente adaptado para abrigar mais de 600 espectadores. Logo após, haverá debate sobre a produção, que foi contemplada com o Prêmio Funarte de Dança Klaus Vianna 2008.

Resultado de um processo de laboratório colaborativo, Dúplice explora as vivências distintas de seus criadores, que compartilharam experiências, técnicas corporais e imaginárias, vontades cênicas e desafios para encontrar o ponto de equilíbrio da coreografia. Segundo eles, o improviso foi o carro chefe do espetáculo, que passou por diversos ajustes e atualizações para chegar no ponto em que está atualmente.

No encontro de um bailarino ator com um ator bailarino, surgem dois mercadores representando uma mesma mercadoria. Ou são dois artistas vendendo a mesma cena? Um duo. Um duelo. Isso é espectador quem define por meio dos gestos e das ações, movimentos e sons que evidenciam a presença dos intérpretes no palco embalados pela música de Jelem e Loyko.

Integrante do grupo de teatro Cabessa de Vaca, Rodrigo Cunha divide a criação de Dúplice com outro Rodrigo, o Cruz, ex-bailarino da Quasar Cia. de Dança. Professor de Arte Educação da Secretaria Municipal de Educação e da Vivace Escola de Teatro e Dança, Cunha é formado em Artes Cênicas na UFG.

Formado em Educação Física na Universidade Estadual de Goiás, Rodrigo Cruz fez seu primeiro contato com a dança nas aulas de capoeira. Em seguida, atuou em um grupo de teatro de bonecos e no Grupo Solo de Dança, com Luciana Caetano. Em 2003, foi para a companhia Desvio, projeto idealizado pelo coreógrafo Henrique Rodovalho, iniciando seu trabalho como intérprete criador. Da Desvio para a Quasar foi um pulo. Em 2008, decidiu apostar na carreira independente ao lado de Cunha. Professor, bailarino e ator, Cruz tem dedicado muito do seu tempo ao aperfeiçoamento de Dúplice, aos festivais e à criação.
A 1ª Mostra Regional de Artes Cênicas Jaraguá...Uçu é uma realização da Federação de Teatro de Goiás, em parceria com a Prefeitura de Jaraguá, incentivo da Funarte e Lei Goyazes, com patrocínio de Belcar Caminhões e Cidadania.

Espetáculo: Dúplice
Elenco: Rodrigo Cruz e Rodrigo Cunha
Data: Quarta (02/06), às 20h30
Local: Salão Paroquial da Igreja Matriz de Jaraguá
Entrada franca

Foto: Layza Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário