quinta-feira, 16 de maio de 2013


                                     EDITAIS E LINHAS DE FOMENTO DA FUNARTE

 


Fabiano Carneiro,  do Centro de Artes Cênicas da Coordenação da Funarte,  acredita que o espaço da dança tem de ser conquistado. Na palestra que ministrou hoje no Teatro SESI, dentro da Mostra SESI de Dança, ele destacou as iniciativas da Funarte para promover  o trabalho de bailarinos, coreógrafos, produtores e pessoas envolvidas com o universo da  dança, como o Cadastro de informações de  3.500 grupos, bailarinos independentes, companhias, técnicos, figurinistas, e outros profissionais de todo o País disponível para consulta, e o amplo Mapeamento realizado em parceria com a  Universidade Federal da Bahia e outras universidades do País que possuem o curso de dança.  

Outro destaque são as  Oficinas de Capacitação Artística e Técnica em Dança, ministradas por profissionais qualificados patrocinadas pela Funarte em qualquer parte do País, dentro de mostras e festivais de dança. Graças a essa parceria, a Mostra SESI de Dança promoveu com sucesso  duas oficinas:  Si Ocê Quizé Vem,  com o coreógrafo Rui Moreira, de Belo Horizonte e Danças Urbanas, com Diogo White.

Segundo ele, em 2012, os editais da Funarte tiveram  650 projetos inscritos. Oitenta e um deles foram contemplados com recursos no valor de R$ 6 milhões. É enorme a lista de prêmios e fomento, sendo o mais conhecidos deles o Prêmio Klauss Vianna, que investe na produção e na circulação de espetáculos. Os interessados podem inscrever-se na Bolsa de Residências Interamericanas, Artes na Rua (circo, teatro e dança), Ocupação do Teatro Cacilda Becker (RJ), Ocupação do Teatro Plínio Marcos (DF), Sala Renée Gumiel (SP), Galpão 3 (BH), Teatro Dulcina (RJ), Bolsa Funarte de Residências Interamericanas e Intercâmbio e Difusão Cultural (MinC).

Os editais Demanda Espontânea (MinC), Criadores e Produtores Negros, Projeto Outras Danças, Apoio ao Circuito Brasil de Festivais Internacionais de Dança e Editais do Fundo Iberescena e Ano do Brasil em Portugal também estão à disposição dos interessados.

Mais informações sobre os editais da Funarte encontram-se no site www.funarte.gov/danca  e www.cultura.gov.br
 
Foto: Josemar Callefi

         

Nenhum comentário:

Postar um comentário