segunda-feira, 10 de setembro de 2012


FALTOU  RITMO AOS ESPANTALHOS PENDU E CAMÍ

Admiro os grupos de teatro de Goiás pela capacidade de criação, o profissionalismo  e o esforço em fazer um bom trabalho, mesmo enfrentando dificuldades. Muitos sobrevivem  com parcos recursos, a maior parte captado pelas leis de incentivo à cultura, da pequena bilheteria dos espetáculos e da boa vontade de seus integrantes, verdadeiros guerreiros que se desdobram em inúmeras atividades para se manter no palco.

Dois trabalhos realizados com recursos das Leis Goyazes e Municipal de Incentivo à Cultura estiveram em cartaz recentemente, e tive a oportunidade de assistir:  Q.Q.ISS?! – As Aventuras de Pendu e Camí do Outro Lado da Lua do Arco Íris, do Grupo de Teatro Sonhus Ritual e As Corvas, da Cia. De Teatro Novo Ato.

Q.Q.ISS?!  destaca-se  pela ótima trilha sonora que mescla o rock do grupo Pink Floyd à trilha sonora do filme O Mágico de Oz. Os atores Nando Rocha e Pablo Angelino, Ilka Portela, Jô de Oliveira e Andrea Pita vivem uma aventura no palco que mais parece um sonho. É como se flutuassem em devaneios e não num mundo repleto de bichos.  Eles  contorcem, se espantam, encontram animais pelo caminho num misto de coreografia, mímica e butô. Como se estivessem em câmara lenta.  Tudo bem feito, caprichado. Mas,  falta ação e dinamismo ao espetáculo.

Nando e Pablo ainda estão ligados ao butô, marca da série Travessia, seus três trabalhos anteriores. Enredo, movimentos e música não se relacionam. Tudo parece muito solto, como se a interpretação não dependesse da música e vice versa.  

O Teatro Sonhus Ritual cercou-se de profissionais experientes para fazer seu trabalho. Miquéias Paz fez a direção, Marcos Lotufo e Marcos Marrom criaram os bonecos e Ana Maria Mendonça confeccionou os figurinos. Rodrigo Assis assina a iluminação em parceria com Nando Rocha.  O material é de primeira linha. O Teatro Ritual só  esqueceu  de uma coisa: incrementar a dramaturgia e dar movimento adequado ao espetáculo no embalo do Pink Floyd e do  Mágico de Oz.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário