quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

RETICÊNCIAS ...


 Não foi por acaso que o dramaturgo norte americano Eugene O´Neill determinou que a peça Longa Jornada Noite Adentro só fosse publicada 25 anos após a sua morte. Obra prima da dramaturgia, a peça retrata um dia na vida da sua própria família nos idos de 1912. Escrita em 1941, ela só foi publicada em 1956, depois de autorização da viúva de O´Neill. Em 1962, a peça, que originalmente tem quatro horas de duração, ganhou as telas do cinema, com Katherine Hepburn e Ralph Richardson, nos papéis centrais, sob a direção de Sidney Lumet.


Longa Jornada Noite Adentro ganhou adaptação do Grupo de Teatro Independente – GTI, dirigida pelo mexicano Ricardo Leal Velasco, projeto que o ator Bruno Peixoto acalentava há muito tempo. Patrocinado pela Lei Goyazes de Incentivo à Cultura, o espetáculo estreou no Espaço Quasar e fez quatro sessões. Bruno Peixoto cercou-se de profissionais experientes co mo Ivan lima, Adriana Veloso, Renata Caetano e André Srur para dividir o palco com ele.

Tudo é muito simples na encenação do GTI. Cenários, figurinos e iluminação estão muito aquém da sofisticação característica das famílias burguesas norte americanas do enredo original. A força da encenação está na história do ator James, da musicista Mary e seus dois filhos Júnior e Edmundo. Um texto forte, dramático, realista demais, que exige bons atores para interpretá-lo. O espaço remete à intimidade da sala de estar da residência.

Longa Jornada Noite Adentro ou Reticências... como prefere o diretor Ricardo Velasco expõe as mazelas da família, suas fraquezas e fracassos. Pai e filhos vivem a sua solidão interior e infelicidade encharcando-se de álcool, e a mãe Mary de morfina. As cenas são ágeis, o ritmo é intenso, assim como a vida tumultuada da família, que para completar tem uma empregada que bebe tanto quanto os patrões. Incapazes de mudar o rumo de suas vidas, eles se digladiam, bebem, escancaram suas desgraças, enquanto Ed, o caçula morre aos poucos de tuberculose.


Ivan Lima e Adriana Veloso: bons desempenhos
Atores experientes, Ivan Lima, Bruno Peixoto e Adriana Veloso vivem seus personagens com muita veracidade, apesar do pouco tempo que tiveram para ensaiar. Foram apenas 38 dias, entre a chegada do diretor a Goiânia e a estreia. Renata Caetano dá o toque de humor em meio ao caos, quebrando um pouco a dramaticidade das cenas.

Escrito há 70 anos, o texto de Reticências... continua atual. Mostra o cotidiano de uma família que muito bem poderia viver nos dias de hoje. Funciona bem na adaptação de Ricardo Velasco. Mas, divide opiniões...

Fotos: Dirce Vieira e Gilson P. Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário