domingo, 25 de março de 2012

TEATRO NEGRO DA BULGÁRIA APRESENTA CIRCO FOKUS BOKUS



Espetáculo de muita magia e efeitos especiais. Marionetes gigantes, clowns, contorcionistas, mágicos, acrobatas surgem às vezes como humanos, às vezes como fantoches, dependendo do foco produzido pela iluminação. Terça, às 9h e às 14h30, no Teatro Rio Vermelho

Depois de encantar plateias de 15 países e várias capitais brasileiras, o premiado espetáculo internacional TEATRO NEGRO DA BULGÁRIA - GRUPO KUKLA chega a Goiânia. Dia 27 de março (terça-feira), o grupo apresenta duas sessões, às 9 e às 14h30, do espetáculo CIRCO FOKUS BOKUS, no Teatro Rio Vermelho do Centro de Convenções, em comemoração ao Dia Internacional do Teatro e Dia Nacional do Circo. As sessões são abertas ao público.

Criado na Bulgária em 1988 pela diretora ANTOANETA MADJAROVA e KRASIMIR GOSPODINOV, o grupo é radicado em Buenos Aires e formado por atores de diversas partes do mundo. O grupo tem toda a estrutura de um circo tradicional: clowns, marionetes gigantes (títeres), contorcionistas, malabaristas, mágicos e acrobatas que às vezes aparecem como humanos às vezes como fantoches, dependendo dos efeitos produzidos pela luz negra.

O princípio do Teatro Negro consiste num truque de ótica, que tira partido de uma imperfeição do olho humano, incapaz de distinguir com clareza as imagens de objetos escuros sobre um fundo negro. Usado na China para entreter os imperadores, este princípio foi adotado no século XVIII pelos japoneses nos teatros de marionetes. É um tipo de linguagem visual e cênica que quebra as barreiras da língua e transforma esta arte de representar numa forma de comunicação encantadora e universal.



O Grupo Kukla já se apresentou em diversos países da Europa e América Latina. Esteve também em Cingapura, Kuala Lampur, Hong Kong e Vietnam, na Ásia. Antes do Brasil, a trupe esteve em Hong Kong, Cingapura e Vietnam, levando a crianças, jovens e adultos um espetáculo grandioso, de alta qualidade, nunca visto antes e que consiste numa inovação.

Com o CIRCO FOKUS BOKUS, O GRUPO KUKLA conquistou o prêmio TEATRO DEL MUNDO 2009 na Espanha, e três prêmios ATINA 2010, de MELHOR FIGURINO, ILUMINAÇÃO e DESIGN DE MARIONETES, além do prêmio ACE 2010 da crítica especializada.

Segundo a produção, mais de 1,3 milhão de espectadores assistiram as apresentações do GRUPO KUKLA. A diretora ANTOANETA MADJAROVA afirma que o teatro é essencial porque trabalha diretamente com as emoções. “Esse contato vivo e direto, o diálogo mudo que se estabelece entre o público e a cena, este jogo entre o real e o imaginário é fundamental. É por isso que as crianças captam instantaneamente as mensagens que recebem. Quando a obra é boa e lhes faz pensar, as idéias permanecem em suas cabeças e afeta o resto de suas vidas”, diz.

A produção do CIRCO FOKUS BOKUS em Goiânia está sob a responsabilidade da CIA. HENRIQUE CAMARGO, que desenvolve o projeto A Escola Vai ao Teatro com suas próprias produções como MARY POPPINS, OS TRÊS MOSQUETEIROS, A ENCANTADA, DO MÁGICO AO REAL e outras convidadas , como o CIRCO FOKUS BOKUS, do GRUPO KUKLA, de Buenos Aires.



SERVIÇO


Espetáculo: Circo Fokus Bokus


Direção: Antoaneta Madjarova


Elenco: Grupo Kukla


Data: 27 de março (Terça)


Horário: 9 e 14h30


Local: Teatro Rio Vermelho do Centro de Convenções (Rua 4, Centro. Telefone: 3219-3473)


Ingressos: R$ 60 (inteira) e $30 (meia). Estudantes e idosos acima de 60 anos pagam meia entrada


Contatos: José Carlos Vitale. Telefones: 3281-6757/8152-0345

Nenhum comentário:

Postar um comentário