Grupo Galpão apresenta...
“Tio Vânia (aos que vierem depois de nós)”
Direção: Yara de Novaes
Escrita em 1897 por Anton Tchékhov, a peça Tio Vânia tem como tema central a perda inevitável das ilusões e a consequente necessidade do homem de se reinventar e de enfrentar o futuro. Ambientada em uma decadente propriedade rural russa, no final do século XIX, o texto aborda, de maneira profunda e delicada, o amor, o desejo, a passagem do tempo, o declínio físico, a aridez da existência, o desalento, a aniquilação dos sonhos. Entretanto, inclui uma surpreendentemente mensagem de fé.
Tio Vânia descobre, com quase 50 anos, que até então desempenhou um papel secundário e irrelevante na vida. Essa constatação ocorre quando o Professor Serebriákov, viúvo de sua irmã, deixa a cidade para viver na fazenda com sua nova esposa, a jovem e atraente Helena. A chegada do casal altera completamente a rotina da casa. O novo morador, até então um mito, não só para Vânia, mas para toda a família, acaba revelando seu verdadeiro caráter: um homem arrogante e um intelectual medíocre.
Vânia sente-se perturbado não só pela prepotência do Professor, mas também pela presença de Helena, que incendeia a sua imaginação e atrai irresistivelmente o Dr. Ástrov, um médico amigo da família, objeto da paixão de Sônia, sobrinha de Vânia e filha de Serebriákov. Atormentada entre o desejo e o sentimento de culpa, Helena acaba seduzida por Ástrov sem, contudo, se permitir realizar sua paixão.
Grupo Galpão
Uma das companhias mais importantes do teatro brasileiro, o Grupo Galpão completa 30 anos de existência em 2012. Seu teatro alia rigor, pesquisa, busca de linguagem, e a montagem de peças com grande poder de comunicação com o público.
Formado por atores que trabalham com diferentes diretores convidados, como Gabriel Villela, Cacá Carvalho, Paulo José, Paulo de Moraes e Yara de Novaes (além dos próprios componentes que também dirigem espetáculos do Grupo), o Galpão forjou sua linguagem artística a partir desses encontros, criando um teatro que dialoga com o popular e o erudito, a tradição e a contemporaneidade, o teatro de rua e o palco, o universal e o regional brasileiro. Com essa mescla, o Galpão cria uma cena de forte comunicação e empatia com o público, tendo conquistado o mais de 1,3 milhões de espectadores, em 2.479 apresentações.
O Grupo participou de 41 festivais de teatro na Europa, América Latina, Estados Unidos e Canadá, e de 70 nacionais, em todas as regiões do País. Foi o único grupo brasileiro a apresentar-se no Globe Theather, em Londres. O Galpão acumula 19 montagens no currículo, e mais de 100 prêmios, com destaques para o Prêmio Shell (1994 – Rio de Janeiro), nas categorias melhor direção, melhor figurino e melhor iluminação, e para os Prêmios do Estado de Minas Gerais Usiminas Sinparc e SESC Sated, de Reconhecimento Cultural pelos 25 anos de atividades.
Espetáculo: Tio Vânia (aos que vieram depois de nós)
Texto: Anton Tchékcov
Tradução e adaptação: Grupo Galpão
Direção: Yara de Novaes
Elenco: Antônio Edson (Tio Vânia), Arildo de Barros (Serebriákov), Eduardo Moreira (Ástrov), Fernanda Vianna (Helena), Paulo André (Teléguine) e Teuda Bara (Maria Vassiliévna). Atriz convidada: Maria Lima Muniz (Sônia)
Dia: 10 e 11 de dezembro (sábado e domingo)
Horário: 21 e 20 horas (respectivamente)
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)
Cenografia e figurino: Márcio Medina
Iluminação: Pedro Pederneiras
Trilha sonora e música original: Dr. Morris
Fotos: Guto Muniz
Patrocínio: Petrobras
Contatos:
Beatriz França – Assessoria de Comunicação/Grupo Galpão
Estagiário: João Santos
Telefone: (31) 3463-9186
WWW.grupogalpao.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário