quarta-feira, 17 de março de 2010

TANGO A TIERRA


Ícone do povo argentino, o tango exige o máximo de envolvimento, sintonia e elegância dos dançarinos. Indispensáveis também são coreografias elaboradas com muito apuro técnico e virtuosismo. Ingredientes como esses não faltam ao espetáculo Tango a Tierra, que a companhia argentina dos aclamados coreógrafos Guillermo Salvat e Silvia Grynt apresentam neste sábado (20/03), às 21 horas, no Teatro Rio Vermelho.

Tango a Tierra tem arrebatado plateias em todos os continentes onde o grupo apresenta-se regularmente. Nesta sua terceira turnê pelo Brasil, passou por dezenas de cidades antes de chegar a Goiânia, onde vem pela primeira vez.

Com uma orquestra formada por oito músicos e 17 bailarinos, o espetáculo evoca o gênero imortalizado por Carlos Gardel, a partir dos anos 1930, em composições que emanam a forte ligação da terra argentina com o tango, as emoções à flor da pele e a força das paixões. Os bailarinos dançam em um cenário que recria antigos cabarés e bares da capital portenha à meia luz, onde os casais dançavam ao som de clássicos como Por Una Cabeza, Cuesta Abajo, Volver, Caminito, La Cumparcita e muitos outros, interpretados na produção por jovens cantores como Roberto Minondi. O figurino de época é outra característica marcante de Tango a Tierra.

Um dos pontos altos desta primeira parte é a disputa entre dois homens pelo amor de uma mesma mulher, envoltos em uma nuvem de fumaça que remete às madrugadas geladas de Buenos Aires. A segunda parte é dedicada ao tango contemporâneo, às composições de autores modernos como Astor Piazzola. Figurinos e coreografias são atualizados, sem contudo perderem la fuerza y la beleza del tango argentino.

Tango a Tierra foi aclamado em dezenas de países como Austrália, Rússia, Hong Kong e outros da Ásia, África, Américas do Norte, Sul e Central. No Brasil, o grupo apresentou-se em diversas cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte.

Criado há cem anos, o tango é Patrimônio da Humanidade, título concedido pela Unesco. Tango a Tierra é imperdível para quem aprecia o gênero da terra de Juan e Evita Perón.

Espetáculo: Tango a Tierra
Data: Sábado (20/03), às 21 horas
Local: Teatro Rio Vermelho
Ingressos: R$ 80 (plateia superior) e R$ 70 (plateia inferior). Estudantes, assinantes do Popular e pessoas acima de 65 anos pagam meia entrada

Nenhum comentário:

Postar um comentário