sábado, 24 de outubro de 2009

VOCÊ - GRUPO LUME (SP)


Atriz experiente do Grupo Lume, Ana Cristina Colla mergulha nas suaspróprias memórias no espetáculo-solo Você, que apresentou no Teatro PUC Goiás, dentro da programação do Festival Goiânia em Cena. A atriz mexe e remexe no baú de lembranças da família a partir da história da avó. Páginas do diário pessoal vão se descortinando no palco em grandes painéis. A narrativa vai sendo tecida a partir de movimentos corporais e faciais, que começam como um exercício e pouco a pouco vão ganhando agilidade e fluidez.

Adepta da técnica da cultura oriental Ja (lento), Ha (rápido) e Kyu (muito rápido), que exige muita concentração e preparo físico, Ana Cristina mostrou toda a sua capacidade de interpretação corporal. Para isso, contou com a orientação do japonês Tadashi Endo, que em Goiânia supervisionou o grupo Teatro Ritual no espetáculo Travessia 2 – De Longe Venho Vindo.

Com um ótimo preparo físico, a atriz inverte cronologicamente o tempo. Parte da velhice para a infância em movimentos lentos, depois rápidos e em seguida mais rápidos, como a força da passagem do tempo . Dispensa o texto para falar com o corpo, transformando-se numa velha com as limitações e os trejeitos próprios da idade. Corajosa, fica inteiramente nua no papel de uma vedete sensual, dança, circula pelo palco. De repente é uma menina espevitada, cheia de graça com seu uniforme escolar.

Ana Cristina Colla mostra no palco todas as possibilidades do corpo, fazendo de Você um trabalho muito bom de ser ver.

Espetáculo: Você
Direção e coreografia: Tadashi Endo
Elenco: Ana Cristina Colla – Grupo Lume (SP)
Foto: Layza Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário