domingo, 25 de outubro de 2009

AS TRÊS IRMÃS - TRAÇO CIA. DE TEATRO (SC)


Adaptação do clássico homônimo de Anton Tchecov, As Três Irmãs, da Traço Cia. de Teatro, de Santa Catarina, foi um dos espetáculos mais instigantes apresentados no Festival de Artes Cênicas Goiânia em Cena. A leitura da obra feita por Marianne Consentino, a partir da figura do clown, emociona não só pela montagem simples, leve e divertida. Mas também pela interpretação das atrizes Débora de Matos (Olga), Greice Miotello (Maria) e Paula Bittencourt (Irina).

Convincentes nos seus papéis, elas envolvem a plateia no espetáculo com espontaneidade, deixando o espectador à vontade ao serem convidados a participar de algumas cenas. Cada uma delas tem uma deformidades corporal, recurso usado pela direção para ressaltar os pontos fracos das personagens.

Filhas de um general, que deixa a capital (a fictícia Winston na adaptação de Marianne), para comandar tropas em outra cidade, Olga, Maria e Irina sonham em retornar a Winston (no livro as irmãs querem voltar para Moscou). Quando o pai morre, elas acham que é chegado o momento de retornar à terra natal. Infelizmente, nada sai como esperam. E esse tão sonhado dia nunca chega.

Solidão, desamparo, sonhos adiados e desfeitos são sentimentos expostos na peça. Marianne optou pela simplicidade para montar a obra do autor russo, que originalmente tem diversos personagens. A música tocada ao vivo por Vive Luna, Cassiano Vedana e Gabriel Junqueira enriquece a narrativa, e dá o tom a cada cena.

Espetáculo: As Três Irmãs (SC)
Autor: Anton Tchecov
Adaptação e direção: Marianne Consentino
Elenco: Débora de Matos, Greice Miotello e Paula Bittencourt

Nenhum comentário:

Postar um comentário