domingo, 25 de outubro de 2009

DANÇA NO GOIÂNIA EM CENA 2009


A dança também fez parte da programação do 8º Festival Goiânia em Cena. Três espetáculos despertaram o interesse do público: Para Acordar os Homens e Adormecer as Crianças, da Cia. Ballet de Londrina (PR), Perfume para Argamassa, com os bailarinos Kleber Damaso e Viviane Domingues, e a Cia. Quasar Jovem.

Pela primeira vez em Goiânia, a Cia. Ballet de Londrina (PR) conquistou a atenção da plateia assim que entrou no palco do Teatro Madre Esperança Garrido do Colégio Santo Agostinho, com a coreografia Para Acordar Os Homens e Adormecer as Crianças, de Leonardo Ramos.

Dinâmico e original, o espetáculo envolve o espectador no rito de passagem da infância para a maturidade. A produção proporciona ao bailarino mostrar todo o seu potencial em apresentações conjuntas, duos e solos. Muito bem preparado, o grupo dá um show de técnica corporal dentro de um cenário repleto de luzes e em cenas que muitas vezes remetem a cenas do cotidiano e ao universo infantil.

Perfume para Argamassa

Ex-bailarino da Quasar Cia. de Dança, o bailarino Kleber Damaso é um pesquisador talentoso e muito criativo. A eles não interessam os espetáculos certinhos, convencionais. Premiado em importantes festivais e concursos, ele surpreende com Perfume para Argamassa, que apresentou na área externa do Centro Cultural Martim Cererê, na companhia da bailarina Viviane Domingues. Usou recursos tecnológicos (vídeo,audiovisual e projeção), artes plásticas e movimentos corporais para falar de natureza, de animais e plantas com muita poesia.

Convidados por Viviane e Kleber, o espectador vai mergulhando na viagem poética do espetáculo, entra na paisagem urbana, sente o aroma das folhagens, ouve o canto dos pássaros e o coaxar dos sapos. Assiste a conversa entre árvores, feita por meio de projeções de vídeo. Eles dançam, ocupam os espaços com descontração, sugerem movimentos. Proposta interessante, diferente, Perfume para Argamassa instiga os sentidos e o pensamento.

Revelação da dança, a Quasar Jovem ocupou o palco do Teatro Goiânia Ouro com os seus Primeiros Movimentos, uma coletânea de coreografias elaboradas pelos intérpretes-criadores da Quasar Cia. de Dança. Seguindo o mesmo padrão de qualidade da companhia-mãe, os jovens bailarinos dançam com a técnica que consagrou a companhia de Henrique Rodovalho e Vera Bicalho, fundada há 22 anos.
Alegando motivos administrativos do Sesi Minas, a Cia. de Dança Sesiminas cancelou de última hora a apresentação que faria no Goiânia em Cena das coreografias Dom Quixote e Painas de Outono. Deselegante e antiprofissional, a atitude da companhia mineira causou transtorno à produção do festival, que ainda não tinha passado por este tipo de problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário