domingo, 23 de agosto de 2009

1º Festival do Boneco



A realização do 1º Festival do Boneco surpreendeu. Assisti seis espetáculos dos 14 que constavam do programa. Pude constatar o bom nível da programação organizada pela Ação Produtora de Eventos e Cia. de Teatro Nu Escuro. Os grupos vieram do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Ceará, São Paulo e Distrito Federal e Goiânia trazendo na bagagem bonecos de todos os tipos e tamanhos. E a novidade conquistou a adesão do público. Pelos cálculos da produção, mais de 5 mil pessoas assistiram as apresentações nos teatros e nos parques ao ar livre.

Uma das mais tradicionais do País, a premiada Cia.Truks inaugurou o evento no Teatro Goiânia, no dia 14, com o poético Big Bang, que tem dramaturgia, concepção geral e texto de Henrique Sitchin. O reinado espetáculo enfoca de uma maneira muito lúdica a criação do universo e a evolução do homem ao longo dos tempos. Seis atores manipulam os bonecos na mesa com uma habilidade impressionante.

Augusto Bonequeiro & Boneco Fuleiragem foi o convidado do Ceará. Fuleiragem é um ventríloquo esperto, bem articulado, que tem uma língua afiada. Fala muito palavrão por isso prefere que não tenha criança na plateia. Na interação com o público, o boneco é imbatível. O Grupo Gestus SC) desembarcou na cidade trazendo o espetáculo O Catavento (El Molinete), espetáculo do argentino Carlos Martinez que narra a história de Zoquete, um bonequinho feito de luvas e pequenos adereços.

Paulo Nazareno, da Cia. Nazareno de Bonecos RS), trouxe um boneco gaúcho, descendente de italianos, para interagir com o público. O boneco conta casos, brinca, faz graça. Mas, o ponto alto de sua produção é o grupo de capoeira angola, perfeitos na confecção e na sintonia . Pelo universo do espetáculo Sob a Luz da Lua, da Cia. Gente Falante, do gaúcho Paulo Martins Fontes, circulam criaturas fantásticas num mundo de encanto e magia.


Aguardado com expectativa até pelos integrantes dos outros grupos, o argentino Sérgio Mercúrio deu um show com seus simpáticos bonecos no encerramento do festival no dia 21. Eles são acostumados a viajar pelo mundo na mala do seu dono com o espetáculo En Camino. Hábil na manipulação e no envolvimento com a plateia, Sérgio Mercúrio é improvisador nato.

Os grupos de Goiânia Cia. Nu Escuro, Trupe da Guadalupe, Cia. Bokemboka, Grupo Arte & Fogo e Reinação mostraram no 1º Festival do Boneco que não estão de brincadeira no mercado. Investem no gênero com competência e muito profissionalismo. Exceto pelos atrasos dos espetáculos e o tumulto na entrada da sala de exibição, o festival teve um saldo positivo conquistando todos os tipos de públicos. Tem todos os ingredientes (oficinas, debates, intercâmbio, ponto de encontro) para tornar-se uma referência no meio teatral. Já estamos esperando a segunda edição.



Nenhum comentário:

Postar um comentário