quarta-feira, 26 de agosto de 2009

SESI BONECOS DO BRASIL 2009




Criado há seis anos, o projeto Sesi Bonecos do Brasil esteve pela segunda vez em Goiânia, trazendo na bagagem dezenas de atrações de alto nível para públicos de todas as idades. A alegria tomou conta da Praça Cívica com desfile dos enormes bonecos de Olinda, acompanhado de banda tradicional entoando marchinhas de carnaval. Foi muito animada e divertida a festa dos bonecos.


Cerca de 20 mil pessoas, segundo cálculos da produção, prestigiaramos dois dias de apresentações de grupos consagrados de Pernambuco, São Paulo, Minas, Rio Grande do Sul. A convidada especial de Goiânia foi a Cia. de Teatro Nu Escuro.


A exposição dos bonecos do grupo Giramundo, de Belo Horizonte, foi um dos pontos altos da programação. O elenco original de vários espetáculos premiados comoDom Quixote, Os Orixás, Pinocchio e As Pastorinhas ficaram expostos em uma tenda construída para eles, com cenário, figurino e adereços. A plasticidade dos bonecos é impressionante. A Cia. Gente Falante (RS) ganhou palco exclusivo para a exibição do seu Circo Minimal, um divertido espetáculo de 4 minutos de duração para sete pessoas de cada vez.


Os bonecos gigantes podiam ser manuseados à vontade pela garotada. A Barraca dos Mestres Mamulengueiros atraiu centenas de pessoas. Ao som de músicas típicas, puxadas por uma banda pernambucana, eles mostraram ao vivo como são confeccionados os bonecos, que encantam e divertem há várias gerações.
Idealizado por Lina Vieira e realizado pelo Sesi, o Sesi Bonecos do Brasil é um dos mais importantes projetos do teatro brasileiro. Diversificado e democrático, ele leva alegria e entretenimento gratuito a milhares de pessoas de todas as classes sociais em todas as regiões. Além disso, oferece trabalho para centenas de artistas e fomenta a arte bonequeira em todo o País.


Crédito: Divulgação Sesi Bonecos - Caixa Elefante e Mestre Zé da Vina

Nenhum comentário:

Postar um comentário