segunda-feira, 17 de setembro de 2018



                                MUSICAL NATALINO NO REINO DA FANTASIA 

Elenco do musical O Quebra Nozes

Por um bom tempo deixei de assistir espetáculo infantil.  Abri uma exceção e fui ver a nova produção de Luiz Pinheiro Produções Artísticas, especialista no segmento clássico infantil.  O diretor Luiz Roberto Pinheiro sabe explorar como poucos as narrativas melosas dos contos de fadas que encantam pessoas de todas as idades.  Como praticamente todos nós crescemos ouvindo histórias de fadas, bruxas más, rainhas e reis com o final “felizes para sempre”, suas montagens conquistam todo tipo de plateia: do bebê à vovó. 

Luiz Roberto não poupa investimento na fantasia, nos efeitos visuais mirabolantes, figurinos e cenários de época, objetos cênicos de todo o mundo encantado. Suas produções são pura fantasia. O irreal vira real. É no mundo do faz de conta que ele pinça as narrativas que melhor se adaptam ao palco.   O Quebra Nozes balé clássico, baseado na obra de E.T.A Hoffmann e músicas compostas pelo russo Tchaikovsky, é a proposta da vez. E a produção está bonita, envolvente, caprichada, como tudo que ele faz.   Depois de estrear em Salvador, onde tem público cativo, passar por Brasília e fazer dezenas de apresentações no Projeto Escola em Goiânia, a companhia encerra a temporada já pensando em 2019. Vem aí Branca de Neve e os Sete Anões. 

Há muita pesquisa envolvida nas produções de Luiz Roberto Pinheiro. A ficha técnica é extensa. O diretor exige equipe especializada, preparadores de elenco, figurinistas e coreógrafos. Compositores elaboram letras e músicas inéditas. Tudo é muito bem pensado e ensaiado antes de chegar ao palco.  Profissionalismo conta ponto no momento de chegar ao público. Não é à toa que suas criações são referência de qualidade, e conta com a fidelidade dos pequenos espectadores e suas famílias.  

Pela temática natalina – a história se passa na noite de Natal – o musical O Quebra Nozes é tradicionalmente encenado durante as festas natalinas no mundo todo. Não há como não se emocionar e mergulhar de cabeça na história romântica de Clara, a jovenzinha que na noite de Natal ganha de presente do seu tio Albert um boneco quebra nozes.  Seu irmão Tomaz não tem a mesma sorte: é presenteado com um ratinho, e fica decepcionado. 

Clara dorme e sonha que o boneco quebra nozes transformara-se em um príncipe que fora enfeitiçado por uma bruxa má. A narrativa prossegue com muita troca de cenário, novos personagens, música e dança.  Dirigido com habilidade, os atores ocupam toda a cena com muita desenvoltura, enquanto transcorre a narrativa. No elenco, alguns se destacam mais, outros menos. Com muita graça, Mércia Vieira vive a sonhadora Clara e Rafael Gomes, o tio Albert, mágico brincalhão que acaba roubando a cena com seu simpático personagem. Rafael, que iniciou a carreira bem pequeno no grupo dos sete anões da Branca de Neve, com Luiz Roberto, está muito à vontade na pele do tio Albert, encantando a garotada. Também integram o elenco, Mayara Pinheiro, Bruno Fagner, Jobbert Torres, Isadora Lima, Wesley Twin, Alírio Gomes e Lister Araújo. 

 Mesmo com tantos acertos, o diretor ainda derrapa na gravação prévia das falas dos personagens (feitas por outros atores), o que acaba incomodando os mais atentos e tirando a autenticidade do elenco. 
  
No final tudo dá certo. Clara acorda do sonho mágico, reencontra seu príncipe encantado e todos ficam felizes na noite de Natal, do jeito que deve ser um conto de fada. Se for diferente ora .... não tem a menor graça. Importante mesmo é todos saírem felizes do teatro.  
  





Nenhum comentário:

Postar um comentário