sexta-feira, 23 de outubro de 2015

DON FERNANDO




                         UM ÓTIMO ATOR EM ESPETÁCULO NADA ENVOLVENTE   


Ivan Lima
             

Ator de teatro com atuações marcantes ao lado de nomes consagrados da arte, desde Mazzaropi a Irene Ravache e Paulo Autran, Ivan Lima deixou os concorridos palcos do Rio e São Paulo para estabelecer-se em Goiânia há mais de 20 anos. 

 Em 2015, ele comemora 50 anos de carreira com o espetáculo Don Fernando, texto do paulista Ivan José, inspirado na obra do espanhol Fernando Arrabal, considerado um dos mais  representativos nomes do Teatro do Absurdo. 

Para dirigi-lo, convidou o ator e professor Rafael Ribeiro Blat, e o jovem ator Thiago Lopes, substituído posteriormente por Humberto Garcia. Cercou-se dos competentes  Rodrigo Assis e Paulinho Pessoa para desenhar a luz e o designer, além de Lino Calaça, para compor a trilha sonora. 

Grande conhecedor do fazer teatral, ator experiente, Ivan Lima é o centro das atenções da peça, destacando-se como Chester, o mais velho dos personagens. Desempenha bem o seu papel, sente-se à vontade nas cenas mais exigentes, inclusive nas de nudez. “Não tenho problema com nudez”, confessa o ator, que integrou o elenco do famoso musical Hair, atuando ao lado de Sonia Braga, Antonio Fagundes e outros. Thiago Lopes e Humberto Garcia apenas fizeram a lição de casa, para Ivan brilhar.  
       
 A história se passa dentro de um teatro decadente. O ator entra no palco pilotando uma potente motocicleta, usa roupas pretas de couro, toca piano de cauda, um luxo no palco do Teatro Goiânia. A iluminação contribui para dar ao ambiente um clima sombrio. Contudo, a dramaturgia surreal de Ivan José é confusa, de difícil entendimento. 

Chester e Tenniel são dois homens antagônicos. Iniciam um embate que pode terminar de forma trágica. Há momentos de delírio, culpa, traumas, a eterna luta entre o bem e o mal, a disputa do novo e do velho.   Enquanto o mais velho é sensível, romântico, sonhador, o jovem é arrogante, sedutor, atrevido.  O envolvimento de ambos revela sentimentos de afeto e beira à violência. “Interpretar Arrabal não é fácil. Sua obra é provocativa, exige muito do ator”, diz Ivan Lima. Exige muito também do espectador. 

De malas prontas para apresentar a peça no Festival de Asolo, na Itália, onde esteve em 2014, Ivan Lima substituiu Humberto Garcia pelo ator e diretor João Bosco Amaral, da Cia. de Teatro Oops!.. e reformulou a produção. Adaptou o texto ao estilo de Fernando Arrabal para deixá-lo mais palatável aos italianos, apostando também no bom desempenho de João Bosco. Ainda assim, o texto continua problemático.  Rafael Blat  inseguro na direção.  
     
Ivan Lima fez temporada de Don Fernando no Teatro Goiânia, e turnê em várias cidades do Estado. Cumpriu toda a trajetória exigida pelo Fundo Estadual de Cultura e Lei de Incentivo à Cultura, patrocinadores da produção. Depois da Itália, pretende dar continuidade à turnê.
    

Foto: Gilson P. Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário