domingo, 4 de agosto de 2013

GRANDE CELEBRAÇÃO TEATRAL ENCERRA ALDEIA DIABO VELHO DO SESC


Grupo Galpão


O Grupo Galpão, um dos mais importantes do País,  encerrou sábado, a segunda edição do festival Aldeia Diabo Velho – Território Livre das Artes, promovido pelo SESC Goiás, com seu mais recente espetáculo de rua Os Gigantes da Montanha, de Luigi Pirandello, Prêmio Nobel de Literatura de 1934. A apresentação única em frente ao SESC Cidadania reuniu  centenas de espectadores.

O SESC acertou em cheio na escolha do Galpão para o encerramento em grande estilo do seu festival, que durante uma semana apresentou  atrações de alto nível  para adultos e crianças. Shows musicais, lançamento de livros e revistas, exposição de artes,  palestras, debates  e oficinas para a comunidade movimentam a cena cultural e a comunidade.  Orçado em mais de R$ 400 mil, levou milhares de pessoas a diferentes palcos da cidade, desde teatros a parques e praças.

 Dirigido pelo premiado Gabriel Villela (diretor também de   Romeu e Julieta e A Rua da Amargura, consideradas duas obras primas do Galpão) ,  Os Gigantes da Montanha chama a atenção por vários fatores, a começar pelo deslumbrante figurino em estilo barroco como as igrejas mineiras e a tapeçaria peruana. Os maravilhosos adereços,  a cenografia,  a iluminação e a  interpretação magistral dos  atores com seu perfeito domínio de palco são outros elementos importantes da produção, que estreou em Belo Horizonte no início deste ano.  

Muito bem selecionada, a trilha sonora registra belas canções  italianas interpretadas ao vivo pelo grupo, que toca os instrumentos musicais como uma grande orquestra.  Obra inacabada de Luigi Pirandello,  escrita em 1936, Os Gigantes da Montanha é uma alegoria que  celebra  a arte do teatro. Uma companhia decadente  chega a uma vila misteriosa para encenar  A Fábula do Filho Trocado,  para os habitantes do lugar. Em clima fantástico e até surreal a cena se desenvolve com muito humor e irreverência.


Com seu Aldeia Diabo Velho – Território Livre das Artes – A Cena no Centro, o  SESC alcançou seu objetivo de transformar a cidade,  uma semana inteira, em um mundo  de sonho, magia, entretenimento e cultura. Que venha a próxima edição. 


*** Parabéns  aos produtores Fernanda Fernandes, Wellington Dias, Aline Afiune, Fernanda Lacerda, Edneia Barbosa de Souza (assessoria de cultura)  pelo ótimo trabalho na Aldeia Diabo Velho.

Fotos: Gilson P. Borges
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário