sexta-feira, 21 de dezembro de 2012


Deixou a desejar

Em fevereiro, o Grupo de Teatro Independente estreou o tradicional texto de Eugene O´Neil  Longa Jornada Noite Adentro com o título de Reticências. Elenco tarimbado, reforçado pelos experientes atores Ivan Lima, Adriana Veloso, Bruno Peixoto e Renata Caetano, a peça dividiu opiniões: uns gostaram, outros não. Dirigido pelo mexicano Ricardo Leal Velasco,  Reticências, que depois retornou ao palco, pecou pelo cenário e o figurino fracos e a adaptação morna de um texto considerado obra primeira do autor norte americano. A escolha do local  para a estreia também não agradou. Apesar da interpretação segura de Adriana Veloso e Ivan Lima, e das alterações feitas posteriormente, no cenário e no figurino, a peça  não emplacou.

Projeto escolhido cuidadosamente por Adriana Veloso, que já estreara muito bem em Reticências, Esquizofrenia, baseada na obra do Prêmio Nobel Dario Fo, não teve o resultado que a atriz esperava. Dirigido por Hugo Rodas, o espetáculo  saiu de cartaz sem deixar  lembrança, salvo apenas pela interpretação de Adriana, que vive uma mulher atormentada pela loucura.

Aproveitando as comemorações do centenário de Nelson Rodrigues, o diretor Altair de Souza, da Cia. Sala 3,  produziu e dirigiu Anjo Negro, um dos textos mais surreais do famoso dramaturgo. Rebuscado na iluminação e no cenário repleto de elementos cênicos, Altair conduziu o espetáculo com mão segura e determinação. A estreia no Rio de Janeiro, marcando as comemorações, serviu como vitrine para  o grupo, que ganhou patrocínio da Funarte/Ministério da Cultura. Se não foi um grande espetáculo, Anjo Negro pelo menos chamou a do público para a obra  do polêmico Nelson Rodrigues.


O Grupo Teatro Ritual foi o vencedor do Festival Goiânia em Cena 2012 com  Q.Q.ISS?! espetáculo  musical que mescla o rock do grupo Pink Floyd à trilha sonora do filme O Mágico de Oz. Os atores se movimentam no palco como se  flutuassem, se contorcem, fazem mímicas e dançam com lentidão entediante do butô.  A produção é caprichada, a iluminação muito bem elaborada, o figurino que remete aos espantalhos do filme O Mágico de Oz. A música do Pink Floyd é um convite  à dança. Mas faltam agilidade e  ação aos personagens. As coreografias não se integram à música.  Dança e música não se  relacionam.   Mímico  experiente Miquéias Paz dirige o Teatro Ritual, o designer Marcos Lotufo  e Marcos Marrom criaram os bonecos que aparecem na cena, Rodrigo Assis desenhou uma bela luz e Ana Maria Mendonça os figurinos inspirados no Mágico de Oz. Infelizmente, o Ritual esqueceu-se de incrementar os movimentos e elaborar melhor a dramaturgia. Saí do teatro me perguntando: o quê que é isso?          

Um comentário:

  1. Acredito que toda crítica deve estar respaldada por conhecimentos prévios.Tomando em conta que a obra "Longa Jornada Noite Adentro" nunca fora escrita por Tenessee Williams e sim por Eugênio O'Neill invalida toda sua escrita,por isto reveja seus conhecimentos sobre a dramaturgia.Por isso alguns gostam de suas críticas ou não.
    Bruno Peixoto

    ResponderExcluir