sexta-feira, 25 de maio de 2012

FOCO NA DANÇA



Pétalas


Meu tempo tem sido escasso para escrever sobre os espetáculos que tenho visto. Apesar do trabalho, fico atenta ao que ocorre na cidade, e sempre que posso vejo os espetáculos, sobretudo os locais. E a programação cultural na cidade tem sido movimentada. O público não tem do que reclamar.

Nos últimos meses assisti a três espetáculos de dança inéditos: Chá do Fígado, Baço e Memória, do Por Quá ? Grupo de Dança, Pétalas, da Cia. de Dança Hérika Crosara e Retrato em Branco e Preto, da Giro 8 Cia. de Dança. São três grupos novos, que buscam o reconhecimento, mas dirigidos por profissionais competentes e experientes. Confesso que não me empolga a proposta do Por Quá ?. Os bailarinos dançam pouco. Os enigmas são muitos, e os silêncios duram séculos.

A Cia. de Dança Hérika Crosara abre espaço para o seu trabalho. Hérika investe numa dança diferenciada, apostando nos movimentos da dança moderna, contemporânea e no balé clássico. A mistura dá um efeito muito gracioso. Formada por jovens bailarinos do Mvsika! Centro de Estudos, a companhia de Hérika é esforçada, coesa, tem bom preparo físico.

Inspirada no Código Turco do significado das flores, Hérika concebeu a coreografia Pétalas, uma coreografia harmoniosa , com movimentos criativos e agradável de se ver. O amadurecimento da companhia virá com o tempo, e com certeza outros trabalhos virão.


Giro 8


Ex-proprietária do Núcleo Energia de Dança, Maria Inês de Castro, é uma professora e coreógrafa conceituada. Dentro da sua escola nasceu a Quasar Cia de Dança. Extinto o Grupo Energia, Maria Inês acaba de criar a Giro 8 Cia. de Dança com o objetivo de desenvolver um trabalho diferenciado. Retrato em Branco e Preto marcou a estreia do grupo. Trata-se de uma coreografia bem elaborada, que utiliza recursos visuais. Enquanto o espetáculo se desenrola no palco, cenas de bailarinos dançando nas ruas de Goiânia vão sendo exibidas simultaneamente. Esse recurso não é novidade. Muitas companhias exploram o filão. Mas, dá um efeito interessante à criação. O grupo é heterogêneo, o que provoca um certo desequilíbrio no palco. Acredito que com o tempo e as correções necessárias, o grupo vai se destacar e conquistar o seu tão sonhado espaço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário