sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

DOUTOR EM SABEDORIA E TEATRO

Biografia de Hugo Rodas registra importantes momentos de sua vida


Ator, diretor, professor, ex-bailarino. Hugo Rodas é acima de tudo um criador. Inquieto, minuncioso, atento às inovações. Sua extensa biografia está registrada no livro Todos os Teatros de Hugo Rodas, uma esmerada publicação da Editora ARP, de Brasília, organizada por Marcus Mota.

Abrangente, a obra apresenta depoimentos, extratos de entrevistas, álbum de família e registros dos trabalhos realizados por Hugo Rodas como ator, diretor e professor na Universidade de Brasília, de cursos e oficinas realizadas em todo o País.

Autor do texto de apresentação da obra em edição bilíngüe (português/inglês), o secretário de Cultura do Governo do Distrito Federal, Hamilton Pereira (Pedro Tierra) escreveu que “os 30 anos vividos no Brasil fazem desse uruguaio um cidadão do mundo. Mais do que um artista exercitando no palco e na coxia as contraditórias expressões da vida, ele é um cidadão da beleza, da criatividade, da ousadia, da provação para fazer-nos pensar sobre a grandeza e a miséria humana”.

O fotógrafo Diego Bresani assina a capa. Ricamente ilustrado, o livro destaca os momentos mais marcantes do artista desde a estreia como bailarino no Uruguai, aonde nasceu há mais 70 anos. Antes de estabelecer-se definitivamente no Brasil, Hugo Rodas viveu na Argentina e no Chile. Fez turnês por diversos países em parceria com a bailarina e coreógrafa Graciela Figueiroa. No Brasil, manteve vínculos com importantes diretores de teatro como José Celso Martinez Corrêa e Antônio Abujmara. Em Brasília, dirigiu os grupos Pitu, Cia dos Sonhos e Tuca, formou atores e comandou plateias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário