segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

BIBLIOTECA DE ARTES CÊNICAS "CARMELINDA GUIMARÃES"



Fundada em 27 de agosto de 2008, a Biblioteca de Artes Cênicas “Carmelinda Guimarães” está instalada em novo endereço. Desde o final de 2011, o acervo foi transferido para o Centro de Educação Profissional Basileu França, no Setor Universitário.

Durante três anos, a Biblioteca funcionou no Centro Cultural Casa da Artes, mantido pela Secretaria Municipal de Cultura. Mas, com a venda do prédio, a SeCult não se empenhou em encontrar um local para abrigar o acervo composto livros, DVDs, CDs, CD-ROMs, trabalhos acadêmicos e revistas, nas áreas de Teatro, Dança, Circo e Ópera, doados pela comunidade, entidades e instituições interessadas na formação dos profissionais das artes cênicas.

Local mais adequado para a Biblioteca, que leva o nome da professora Carmelinda Guimarães, da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás, não há. O Centro de Educação Profissional em Artes Basileu França, mantido pelo Estado, oferece cursos profissionalizantes de Teatro, Dança, Circo, Música e Artes Plásticas. Além de estar disponível ao público em geral, o acervo vai beneficiar os alunos da instituição de ensino profissionalizante.

Iniciativa

A Biblioteca de Artes Cênicas “Carmelinda Guimarães” foi aberta graças ao empenho do então diretor da Casa das Artes, o ator João Bosco Amaral e o biblioteconomista Gilson P. Borges, que a administra e busca doações. Todas as estantes foram adquiridas com a venda de livros de áreas diversas, que não incluíam as Artes Cênicas, em sebos de Goiânia. Gilson Borges lembra que não havia nem mesmo material de escritório para processamento dos livros (etiquetas, papel contato, etc.) disponível. Os carimbos foram encomendados e pagos por ele do próprio bolso.

Para que a iniciativa não morresse com o fim da Casa das Artes, Gilson P. Borges saiu em busca de um local apropridado para instalar o acervo, que não para de crescer. “Por meio de uma aluna do Basileu França fiquei sabendo da vontade da escola em ter uma biblioteca de Artes Cênicas. Fiz contato com o prof. Eurim e ele me apresentou a diretora do CEP Sônia Araújo. Os dois adoraram a proposta, pois o CEP já dispunha de infraestrutura e bibliotecária, mas não possuía acervo”, conta Gilson Borges.

Sônia Araújo solicitou a formalização da proposta de doação por escrito, a fim de que ela a apresentasse aos outros membros da diretoria do CEP. Gilson explicou que a proposta de doação da Biblioteca ao CEP estava condicionada a dois itens: deveria continuar a atender a comunidade de modo geral e o nome da professora Carmelinda Guimarães deveria ser mantido. Aceitas as condições, o acervo foi transferido e ampliado. Além de Teatro, Dança, Circo e Ópera, foram incluídos também Música e Artes Plásticas. Todo o acervo é formado por doações.

O ator Celso Frateschi, ex-diretor da Funarte, O grupo Galpão, de Belo Horizonte, o crítico de cinema e editor da coleção Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, Anderson Costa, da revista Luz & Cena, entidades, atores e jornalistas já doaram material para a biblioteca. As doações podem ser feitas na própria Biblioteca, ou para Gilson Borges (9983-1868 - gilson_borges@hotmail.com).



Biblioteca Carmelinda Guimarães/CEPABF

Centro de Educação Profissional em Artes Basileu França

Av. Universitária, nº 1.750, St. Universitário

CEP 74.605-010 Goiânia – GO

Tel.: (62) 3201-4045/4046

Um comentário:

  1. Essa é uma das melhores bibliotecas que eu conheço em Goiânia. Só tem uma coisa triste nessa notícia: a biblioteca agora foi pra longe da minha casa! Mas ainda assim é uma excelente iniciativa transferi-la para o Basileu França.

    ResponderExcluir