terça-feira, 30 de agosto de 2011

ESPETÁCULOS LOCAIS DO FESTIVAL GOIÂNIA EM CENA 2011



Definidos espetáculos e oficinas locais do mais importante festival de artes cênicas de Goiânia


A Comissão Organizadora do Festival Internacional de Artes Cênicas Goiânia em Cena, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, divulga os espetáculos selecionados para sua edição 201, que será realizada de 1º a 26 de outubro. A comissão de seleção foi composta pela professora Dra. Lilian Freitas Vilela, da Unicamp (SP), produtora cultural e professora mestre Flávia Janiaski Vale, da Udesc (SC), e professor, diretor teatral, ator e coordenador de Cultura do Sesc Pernambuco, José Manoel da Silva Sobrinho.

Além das produções locais, a comissão definiu também as oficinas que serão ministradas no período do festival, que tem coordenação da professora e musicista Glacy Antunes.

Confira abaixo a grade de programação dos espetáculos e oficinas locais do Festival Goiânia em Cena.


MOSTRA PALCO - ESPETÁCULOS SELECIONADOS

ESPETÁCULO GRUPO

Ser tão Grande Grupo Arte & Fatos

A farpa Companhia Minima

O jogo do poder Ivan Lima

Luas e luas Grupo Zabriskie

O boneco de cor Teatro do Maleiro

Travessia Parte III – Exodo Grupo Sonhus - Teatro Ritual



GRUPO
MOSTRA DE RUA - ESPETÁCULOS SELECIONADOS

A Fabula da casa das mulheres sem homens Cia de Teatro Sala 3

Dois patetas espatifados Grupo Trupicão e Cia

Amor por anexins Grupo de Teatro Guará

Makunaima na terra de Pindorama Teatro que roda´


OFICINAS – PROPOSTAS SELECIONADAS

PROPOSTA PROPONENTE

Corpo dança, mente sana Rodrigo da Silva e Cruz

Impulsos, gestos e sentidos na construção poética da cena Franco Luciano Pereira Pimentel

Direções, montagens, processos... ou adentrando no fenômeno teatral Samuel Baldani

Ator e um teatro de invasão da cidade William Patrick Mendes da Silva

Oficina de jogo e relação Altair de Sousa Júnior

Teatro de bonecos e animação Marcos da Silva Santana


Foto: Gilson P. Borges


terça-feira, 16 de agosto de 2011

Leia abaixo a resposta da editora do caderno Magazine do Popular, Rosângela Chaves, ao editor da Gyn Cultural, Gilson P. Borges.


Caro sr. Gilson, obrigada por seus comentários, é sempre bom ouvir dos leitores o que pensam do nosso trabalho, para o bem e para o mal.


Algumas observações, no entanto:

-- Entendemos que o uso de material de agência é perfeitamente legítimo e está inserido no projeto jornalístico do POPULAR, que prioriza as matérias de conteúdo regional (como o senhor pode observar nas capas do Magazine, geralmente voltadas para os eventos realizados no cidade), mas com a preocupação também de informar ao leitor sobre o que acontece no Brasil e no mundo. Portanto, consideramos que é sim relevante informar ao leitor sobre o último trabalho do Ednardo, um artista paradigmático, e do lançamento de um disco do André Mehmari no Japão, um pianista de grande talento que infelizmente tem pouco espaço no mercado brasileiro para lançar seus trabalhos.

-- Quanto aos “tijolinhos” dados às peças, para ficar no seu exemplo com relação à edição de sábado, informamos que uma delas, “Ser Tão Grande”, já havia sido objeto de uma extensa matéria deste Magazine, sendo inclusive capa do caderno. Como se tratava de uma reapresentação, optamos apenas por dar uma informação rápida ao leitor. E normalmente esta é a regra que seguimos. Quando se trata de estreias de espetáculos goianos, sempre damos espaço generoso para os grupos locais e várias pessoas da área do teatro, inclusive em cartas enviadas a este jornal, já reconheceram a atenção que dispensamos para este segmento cultural.

-- Não é verdade que não damos atenção aos eventos culturais de artistas goianos. No sábado mesmo, demos uma grande matéria sobre um concerto na cidade de Goiás, com artistas goianos. Na semana passada, destacamos vários eventos, como a Revirada Cultural, uma exposição de artistas no MAG, entre outros.

-- A prática de publicar matérias na sexta sobre o eventos da semana é uma tradição no Magazine de muitos anos, portanto não é algo recente. A edição intitula-se justamente “fim de semana” para mostrar ao leitor o que vai acontecer no fim de semana, para que ele se programe. Os eventos do dia são informados depois na grade do Acontece.

-- Considero injusta sua afirmação ao dizer que os repórteres têm se limitado a reproduzir “realeses”. Estes, quando é o caso, são apenas o ponto de partida para que busquemos mais informações. Temos publicados, diariamente, reportagens de fôlego.

-- Quanto aos nossos editoriais de moda, entendo que possa ser um tema que talvez não agrade todo mundo, mas nosso projeto é entender a cultura numa acepção mais ampla, na qual a moda tem, sim, seu espaço, como é a tendência dos principais cadernos de cultura e variedades dos grandes veículos nacionais.



Atenciosamente


Rosângela Chaves

segunda-feira, 15 de agosto de 2011




"O mundo inteiro é um teatro".

          (Shakespeare) 

DESABAFO

Depois do desabafo do diretor Marcos Fayad, da Cia. Teatral Martim Cererê, contra a mídia goiana que pouco espaço concedeu à estreia de seu mais recente espetáculo Puro Ouro Brasileiro, no Teatro Sesi, em maio, o editor da Gyn Cultural,  guia da programação local de shows, artes cênicas, literatura, cinema, palestras e  cursos. Gilson escreveu ao Popular fazendo considerações sobre a edição do jornal, que segundo ele, dedica pouco  espaço  às produções goianas. Na sua opinião, não só o Popular, mas as rádios, outros jornais e  os canais de TVs deveriam dar mais atenção aos artistas regionais.  

Leia abaixo a íntegra da carta que Gilson P. Borges enviou ao caderno Magazine, do jornal O Popular,  principal veículo de divulgação da arte feita em Goiás, no dia 13 de agosto.    


Prezados Senhores,


" Sou leitor e assinante do jornal O Popular. A seção de maior interesse, para mim, no referido jornal, é o “Magazine”, mas, infelizmente, a função desta mensagem não é elogiar o trabalho de vocês, e sim apontar problemas que têm se tornado cada vez mais frequentes, conforme relação abaixo detalhada:

1. A nova diagramação da seção “Acontece” piorou bastante. A colocação de 2 ou 3 notícias, dentro de uma mesma caixa, na parte superior da seção, às vezes, torna difícil a identificação do início e término de cada notícia, já que, em alguns casos, sequer há título para a coluna. Na parte central, uma coluna inteira é desperdiçada, com a colocação única do símbolo “>>”, totalmente dispensável e irrelevante;

2. Conheço muitas pessoas que compram o jornal no final de semana para saber a programação cultural. Entretanto, uma prática bastante comum no jornal, ultimamente, é publicar na sexta matérias sobre eventos que ocorrerão no sábado ou domingo. Ou seja, quem não leu o jornal na sexta acaba não tendo acesso a matérias que gostaria de ler no dia em que o evento realmente vai ocorrer;

3. O trabalho dos jornalistas também têm deixado muito a desejar, já que grande parte das matérias é a simples reprodução dos releases enviados por quem solicita divulgação, ou textos divulgados por agências de notícias. Tem sido publicada uma grande quantidade de notícias “de fora”, em detrimento de notícias sobre a cultura produzida ou que acontece em Goiás. Por exemplo, na edição de hoje (13/08), quatro peças teatrais em cartaz em Goiânia foram apenas mencionadas em “tijolinhos”, ao passo que uma página inteira foi dedicada a artigos sobre lançamento de CD e livro de Ednardo (não em Goiânia), lançamento de CD de Antônio Adolfo (não em Goiânia) e, vejam só, lançamento de CD de André Mehmari (NO JAPÃO!!!). Por que reproduzir matérias de agências de notícias que já foram publicadas em outros veículos de comunicação e deixar de fora, ou simplesmente menosprezar, ou ignorar, os eventos culturais que ocorrem com frequência cada vez maior em Goiânia e Goiás? Por que não fazer matérias de verdade sobre estes eventos, ao invés da cômoda reprodução de releases? Por que desperdiçar, ainda, semanalmente, páginas interiras com matérias completamente irrelevantes sobre "moda", que só interessam aos donos de loja que têm seus produtos expostos nas fotos publicadas?

4. Há descuido até com as tirinhas cômicas, que, com frequência, são repetidas em dias consecutivos.

Consultando exemplares antigos de O Popular é possível notar uma piora na qualidade do conteúdo e formato do caderno Magazine e foi isto que me levou a destacar os pontos acima listados."

Atenciosamente,

Gilson Pedro Borges

ATORES GOIANOS PREMIADOS NO PIAUÍ

Guido - melhor ator
Dois ótimos espetáculos de Goiás foram premiados no Festival Nacional de Monólogos de Teresina "Ana Maria Rêgo". Boi, a intensa interpretação do texto do escritor Miguel Jorge, deu a Guido Campos Correa o prêmio de melhor ator, e a Hugo Rodas, o troféu de melhor diretor. Muito feliz, o ator não cabe em si de tanta felicidade. A peça estreou em Goiânia em 2009. 

Escrito por Danilo Alencar, o espetáculo solo Balanço, com o ator Bruno Peixoto conquistou os prêmios de melhor cenário (Paulinho Pessoa), figurino (Júlio Vann) e sonoplastia (Victor Pimenta). Balanço está há dois anos em cartaz.

As premiações são um reconhecimento ao teatro feito em Goiás, que prima cada vez mais pela qualidade e a profissionalização. Como bem diz o diretor Danilo Alencar, do Grupo Arte & Fatos: "Aqui ninguém brinca de fazer teatro. Para nós, teatro é coisa séria".

O teatro goiano agradece os prêmios !!!     


Bruno Peixoto em Balanço