terça-feira, 16 de agosto de 2011

Leia abaixo a resposta da editora do caderno Magazine do Popular, Rosângela Chaves, ao editor da Gyn Cultural, Gilson P. Borges.


Caro sr. Gilson, obrigada por seus comentários, é sempre bom ouvir dos leitores o que pensam do nosso trabalho, para o bem e para o mal.


Algumas observações, no entanto:

-- Entendemos que o uso de material de agência é perfeitamente legítimo e está inserido no projeto jornalístico do POPULAR, que prioriza as matérias de conteúdo regional (como o senhor pode observar nas capas do Magazine, geralmente voltadas para os eventos realizados no cidade), mas com a preocupação também de informar ao leitor sobre o que acontece no Brasil e no mundo. Portanto, consideramos que é sim relevante informar ao leitor sobre o último trabalho do Ednardo, um artista paradigmático, e do lançamento de um disco do André Mehmari no Japão, um pianista de grande talento que infelizmente tem pouco espaço no mercado brasileiro para lançar seus trabalhos.

-- Quanto aos “tijolinhos” dados às peças, para ficar no seu exemplo com relação à edição de sábado, informamos que uma delas, “Ser Tão Grande”, já havia sido objeto de uma extensa matéria deste Magazine, sendo inclusive capa do caderno. Como se tratava de uma reapresentação, optamos apenas por dar uma informação rápida ao leitor. E normalmente esta é a regra que seguimos. Quando se trata de estreias de espetáculos goianos, sempre damos espaço generoso para os grupos locais e várias pessoas da área do teatro, inclusive em cartas enviadas a este jornal, já reconheceram a atenção que dispensamos para este segmento cultural.

-- Não é verdade que não damos atenção aos eventos culturais de artistas goianos. No sábado mesmo, demos uma grande matéria sobre um concerto na cidade de Goiás, com artistas goianos. Na semana passada, destacamos vários eventos, como a Revirada Cultural, uma exposição de artistas no MAG, entre outros.

-- A prática de publicar matérias na sexta sobre o eventos da semana é uma tradição no Magazine de muitos anos, portanto não é algo recente. A edição intitula-se justamente “fim de semana” para mostrar ao leitor o que vai acontecer no fim de semana, para que ele se programe. Os eventos do dia são informados depois na grade do Acontece.

-- Considero injusta sua afirmação ao dizer que os repórteres têm se limitado a reproduzir “realeses”. Estes, quando é o caso, são apenas o ponto de partida para que busquemos mais informações. Temos publicados, diariamente, reportagens de fôlego.

-- Quanto aos nossos editoriais de moda, entendo que possa ser um tema que talvez não agrade todo mundo, mas nosso projeto é entender a cultura numa acepção mais ampla, na qual a moda tem, sim, seu espaço, como é a tendência dos principais cadernos de cultura e variedades dos grandes veículos nacionais.



Atenciosamente


Rosângela Chaves

Nenhum comentário:

Postar um comentário