segunda-feira, 1 de novembro de 2010

MOMENTO LÍRICO NO GOIÂNIA EM CENA



Desde 2009 quando passou a fazer parte da programação do Festival de Artes Cênicas – Goiânia em Cena, o Momento Lírico tem sido um dos pontos altos do evento realizado pela Secretaria Municipal de Cultura. Sob a regência do maestro Norton Morozowicz, o concerto no Teatro Esperança Garrido, reuniu no penúltimo dia do festival estrelas do canto lírico goiano, que arrebataram a plateia com interpretações impecáveis do repertório escolhido a dedo pelo maestro. A novidade desta edição foi a presença do ator Duka Rodrigues como mestre de cerimônias. Com muito charme e a desenvoltura do bom ator que é ele falou sobre cada autor e sua composição. Trata-se de um importante recurso didático que facilita a compreensão de quem pouco ou nada conhece de ópera.

Regente da Orquestra Sinfônica de Londrina (PR) convidado especial do Goiânia em Cena, Morozowicz sabe o que agrada o público, que ainda não está acostumado com o canto lírico. Selecionou para a noite composições de Carlos Gomes, Villa-Lobos, Puccini, Verdi, e contemporâneos como Leonard Bernstein, Andrew Lloyd Webber, R.Rodgers, F. Sartori e H.Arlen. São músicas de forte apelo, consagradas na interpretação de grandes astros.

Com um número maior de músicos e um coro afinado, a Orquestra de Goiânia acompanhou as sopranos Elayne Casehr e Danielle Nastri ( talento que desponta no canto lírico com sua bela voz e domínio cênico) e o tenor Miguel Geraldi em suas interpretações arrebatadoras do dueto Cecy e Pery da ópera Il Guarani, de Carlos Gomes, árias das óperas La Bohème, Tosca e Gianni Schicchi, de Puccini, La Traviata, Rigoletto e Il Trovatore, de Verdi. Elayne Casehr abrilhantou a noite operística com a impecável interpretação de Melodia Sentimental de Villa-Lobos e Daniele Nastri mostrou toda a sua competência vocal cantando uma coletânea para orquestra dos musicais West Side Story e Candide, do norte-americano Bernstein, e O Mágico de Oz, de H. Arlen. O arremate final uniu as três belas vozes em The Sound of Music (R.Rodgers), My Fair Lady (F.Loewe), Con Te Parirò (F.Sartori) e Amigos Para Sempre (A.L.Webber).

O Momento Lírico é uma ótima oportunidade para o canto lírico de Goiás, onde há cantores e músicos de grande valor.
Foto: Layza Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário