sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

NOVO ESPETÁCULO DO BALÉ DO ESTADO DE GOIÁS




O Balé do Estado de Goiás retomou suas atividades apresentando uma prévia do espetáculo Eu Sem Você, Você Sem Ninguém, que deverá estrear em abril, no projeto Cererê em Pauta, no Centro Cultural Martim Cererê. A coreografia da diretora Gisela Vaz explora os relacionamentos amorosos, as paixões e os conflitos entre casais em solos, duos e trios mesclando movimentos do balé clássico, dança contemporânea e até samba estilizado. A segunda parte da coreografia ficou para a estreia, já que o palco do Teatro Yguá é pequeno para os dez bailarinos dançarem em conjunto.

Gisela Vaz foi buscar na MPB a trilha sonora do espetáculo, como fizera em coreografias anteriores da companhia. Chico Buarque, Ana Carolina, Wanessa da Mata, Adriana Calcanhoto e outros serviram de ponto de partida para a discussão das relações entre casais, as paixões e os comportamentos homem mulher. Desta vez, a coreógrafa alinhavou as cenas com poemas do chileno Pablo Neruda, declamados em off. Há solos e duos muito interessantes e criativos.

Mas, o recurso da música como base de sustentação da coreografia já foi largamente empregado pela coreógrafa. Convém ressaltar a técnica impecável dos bailarinos, agora devidamente contratados pela Agência Goiana de Cultura. São 10 profissionais formados em escolas de dança de Goiânia do mais alto nível técnico, como Juliano Andrade e Gustavo de Barros.

Gisela se esforça ao máximo para fazer um trabalho de qualidade com o Balé do Estado. Prepara ótimos bailarinos (selecionados em concorridas audições), mas derrapa ao absorver todas as tarefas inerentes ao balé: direção, criação de coreografias e escolha de repertório. Quem sabe se partilhasse as essas atividades, o Balé do Estado encontrasse uma linguagem própria e original de dança. Bailarinos competentes para isso não faltam ao grupo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário