sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

NOITE DE GALA NA INAUGURAÇÃO DO TEATRO BASILEU FRANÇA


Uma noite de gala do Balé Bolshoi vai marcar a inauguração do Teatro Escola Basileu França, na terça-feira (09/02), às 19h30. A convite da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado, o grupo fará uma apresentação do clássico Don Quixote, no palco do novo teatro, que tem 170 m2 por 8 metros de altura. A sessão exclusiva para convidados terá renda destinada à Organização das Voluntárias de Goiás.

Construído dentro dos padrões do teatro italiano, o Teatro Escola oferece equipamentos cenotécnicos de última geração e conforto aos artistas, professores, alunos e público a exemplo das mais modernas salas de espetáculo do País. “É um teatro que nasce fundamentado na arquitetura cênica contemporânea que leva em conta a relação estreita do público com o palco. Trata-se de um espaço integrado que agrega todos os segmentos artísticos”, explica a arquiteta Emilze de Carvalho, que desde a concepção do projeto em 2001, acompanha os trabalhos de perto.

Prática artística
Localizado em uma área de fácil acesso, com ônibus na porta, o Teatro Basileu França destina-se à prática artística dos 5.500 alunos do Centro Profissional em Educação Basileu França, matriculados em seus 43 cursos técnicos profissionalizantes e outros 280 de educação continuada.

No entanto, a diretora da escola Sônia Araújo garante que as portas estarão abertas aos grupos que quiserem ocupá-lo. “Temos uma grade extensa de apresentações o ano inteiro. A prioridade são nossas produções pedagógicas. Mas haverá espaço para os artistas profissionais até para dar sustentabilidade ao funcionamento do teatro”, assegura. Ela confirma concertos semanais das três orquestras da escola.

Equipamentos
Com uma acústica perfeita, sistema de refrigeração e climatização, o espaço é reservado aos espetáculos de teatro, dança, música, artes visuais e circo. Primeira sala de teatro com elevador e fosso para orquestra com capacidade para 60 músicos, de Goiás, o Teatro Basileu França tem 749 poltronas, nos pisos inferior e superior, 116 lugares nos camarotes e 20 para cadeirantes.

O teatro possui também camarins, sala de ensaio, sala especial para o maestro, estúdio de gravação, mais de 200 refletores de última geração, entre outros equipamentos. Toda parte cenotécnica foi feita por técnicos da TV Globo do Rio de Janeiro. No saguão (foyer), o público poderá aguardar com segurança o início das apresentações enquanto confere as exposições da Galeria de Arte anexa. Outra novidade é a entrada exclusiva para artistas e caminhões que transportam cenários e outros equipamentos é outra novidade do espaço.

Formação
No CEP Basileu França, o aluno recebe uma formação completa em artes cênicas. Na escola, ele frequanta cursos de cenografia, iluminação, marcenaria e outros que facilitarão sua atuação no mercado de trabalho no futuro. O teatro, segundo o secretário Joel Sant´Anna Braga, será uma extensão da sala de aula. “Este é o grande diferencial deste espaço”, argumenta. Patrocinada pelo Governo Federal, o teatro custou R$ 8 milhões.


Teatro Escola Basileu França (Av. Universitária, nº 1750, Setor Leste Universitário)
Inauguração: Terça-feira (09/02), às 19h30
Ingressos: R$ 300, c/ renda destinada à OVG
Informações: 3591-5500

Foto: Interior do teatro clicado por Marcello Dantas Jr.

Um comentário:

  1. Ola tdoo bem com vcs ...
    Meu noome e Diorgenes Costa tenho 17 anos
    de idade moro em goiania e presiso de ajuda sou iniciante na carreira de ator aqui e gym
    e queria umas dicas ai para me fazer testes na globo ou tantoo faz qualquer outra ou ate mesmo em teatros famosos querooo muitoo ser um bom proficional como ja disse sou iniciante mas sei que tenhoo um belo futuroo ai pela frente sei qui vou consequir por que sou capaz pra mim a esperan;a nunca acaba sou de familha Poobre e presiso de ajuda entao por favoor me ajudem !! ok bjoooos

    email . b.boy_diogenes@hotmail.com

    orkut . b.boy_diogeness@hotmail.com

    ResponderExcluir