quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

FESTIVAL DE CURITIBA - EDIÇÃO 2010



Mais de 400 espetáculos agitam a programação do maior festival de artes cênicas da América Latina, que será realizado de 16 a 28 de março, em Curitiba

O novo espetáculo do Grupo Galpão, Till, a Saga de um Herói Torto vai abrir a edição 2010 do Festival de Curitiba, no dia 16 de março, às 21 horas, na Ópera de Arame, em Curitiba. Maior vitrine do teatro da América do Sul, o festival vai a reunir durante 13 dias grupos de várias partes do País e do exterior. A diversificada programação inclui as Mostras Contemporânea e Infantil, o Fringe, o Risorama, a 1ª Mostra SESI de Dramaturgia do Paraná, o Mish Mash e muitas outras atrações. Os ingressos, que já estão à venda, custam R$ 45 (inteira) e R$ 22,50 (meia), bem acima do que foi cobrado no ano passado.

Os números divulgados pelo diretor Leandro Knopfholz são grandiosos, e superaram os de 2009. Mais de 400 espetáculos dos mais variados gêneros estarão em cartaz nos teatros, praças, ruas, parques, shoppings. Tem produção para todos os gostos: musical, comédia, drama, tragédia, dança, stand up comedy, performances, lançamento de livros, bate-papo com autores e workshops de teatro.

Estreias
Sete dos 27 espetáculos selecionados para a Mostra Oficial são estreias. Oito dos principais teatros da cidade estão reservados para eles. Entre os destaques estão MacBeth, o clássico de William Shakespeare, dirigido por Aderbal Freire-Filho, com Renata Sorrah e Daniel Dantas, nos papeis principais. Adaptação da obra de Lygia Fagundes Telles feita por Maria Adelaide Amaram, As Meninas é outro espetáculo aguardado com expectativa. Dirigido pela mineira Yara de Novaes, a peça, que estreou em São Paulo, traz Sílvia Lourenço, Clarisse Abujamra, Clarissa Rockenbach, Luciana Brites e Tuna Dwek no elenco.

Dira Paes, a Norminha da novela Caminho das Índias, vai ocupar o palco com Caderno de Memórias, ao lado de Otto Jr. A atriz paraense interpreta a personagem criada por Jean-Claude Carrière, sob a direção de Moacyr Góes. Atriz, bailarina e diretora, a canadense Alice Ronford leva para Curitiba a produção Dulcinea´s Lament, inspirada na famosa personagem do livro D. Quixote, de Miguel de Cervantes. Considerado o melhor espetáculo de 2009 da temporada carioca, In On It, de Daniel MacIvor, também faz do programa. Os premiados atores Fernando Eiras e Emílio de Mello são dirigidos por Enrique Diaz, um dos nomes de maior destaque do teatro atual.

Mário Bortolotto e Newton Moreno
Outro nome importante da nova safra do teatro, premiado diversas vezes, o pernambucano Newton Moreno retorna ao festival desta vez como diretor. Para seu grupo Os Fofos Encenam, ele adaptou o texto Álbum de Família, de Nelson Rodrigues. A montagem ganhou o título de Memória da Cana. Recuperado dos tiros que levou em dezembro ao reagir a um assalto na Praça Roosevelt, em São Paulo, Mário Bortolotto tem presença garantida no festival com Música Para Ninas Dinossauros. Mário assina o texto, dirige e participa do elenco do grupo Cemitério de Automóveis.

Depois de temporadas em São Paulo e Rio, a atriz Beth Goulart integra a grade de programação do Festival de Curitiba com Simplesmente Eu, Clarice Lispector, segundo a crítica um de seus melhores trabalhos no palco. Paulo José e a filha Ana Kutner retornam a Curitiba uma vez mais com um trabalho em parceria. Eles atuam juntos em Um Navio no Espaço ou Ana Cristina César, texto assinado por Maria Helena Kühner.


Unanimidade do gênero musical, o premiado diretor Cláudio Botelho vai apresentar um recorte de todas as suas produções em Versão Brasileira. Trata-se de um balanço de sua bem sucedida carreira, que ele próprio dirige e encena.

A programação completa do Festival de Curitiba encontra-se disponível no site: http://www.festivaldecuritiba.com.br/. É só acessar.
Foto: Till, a Saga de um Herói Torto, do Grupo Galpão

Um comentário: