quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

BALÉ BOLSHOI SURPREENDE COM SUÍTE DE DON QUIXOTE


Única escola de balé clássico do Bolshoi fora da Rússia, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, instalada em Joinville (SC) foi a convidada para a noite de gala inaugural do Teatro Basileu França, do Centro de Educação Profissional Basileu França, no Setor Universitário. Formado basicamente por estudantes de balé, o grupo apresentou a Grande Suíte do Ballet Don Quixote, baseado na consagrada obra de Miguel de Cervantes.


Os jovens bailarinos deram o recado direitinho. Mostraram com competência o que estão aprendendo nas puxadas aulas oferecidas pela escola, que exige o máximo de dedicação e disciplina de seus alunos, entre eles a goiana Amanda Gomes. Apesar dos protestos de alguns segmentos da dança em Goiás, foi louvável o convite da Secretaria de Ciência e Tecnologia à escola russo-catarinense, já que a proposta do CEP Basileu França é pedagógica, e na sua grade curricular oferece cursos de balé clássico e outros gêneros da dança.

Se não chega a ser exemplarmente profissional e conseguir a perfeição do similar russo, o Teatro Escola não decepciona. A opção pela simplicidade da produção facilita o entendimento do enredo, mesmo dos que nada conhecem da obra original. Sob a direção artística de Sérgio Lobato e versão coreográfica de Vladimir Vasiliev, responsável pelo belo cenário que remete à telas impressionistas, Don Quixote agrada não só pelo esforçado desempenho do corpo de baile, mas pela história envolvente e a graciosidade dos solos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário