sexta-feira, 9 de outubro de 2009

MACÁRIO - CIA.TEATRAL OOPS !!!


Quinta-feira fui ver Mácario, o novo espetáculo da Cia. Teatral Oops!!!, do diretor João Bosco Amaral. Último texto do romântico Álvares de Azevedo e considerada sua obra-prima, a peça ganhou uma leitura interessante, salvo algumas cenas que poderiam ser suprimidas sem afetar o resultado final, a começar pelo ator que fica no meio da plateia gritando palavras desconexas.


João Bosco cuidou de cada detalhe da produção, inseriu trilha sonora tocada ao vivo pelo baixista Lino Calaça, esmerou-se na iluminação e no cenário para contar a história de Macário, o jovem poeta que em sonho trava um embate com um desconhecido, que logo se fica sabendo tratar-se de Satã.


Infelizmente o elenco derrapa na interpretação, convencendo muito pouco nos seus papéis. Olliver Mariano, o Macário da peça, grita muito em cena, sua a camisa desesperadamente, se debate. Há momentos em que é impossível entender o que ele diz. Sol Silveira está contida demais como Satã, o desconhecido que atazana a noite de pesadelos de Macário na taverna, onde Macário passa a noite. Thamis Rates não convence nem um pouco como a mulher da taverna e Renato Roriz muito menos como o autor.


Macário, que segundo o diretor é o Fausto brasileiro, ainda precisa de retoques e amadurecimento para chegar ao ponto ideal e conquistar o espectador. Mas, vale o esforço do grupo, que tem feito bons trabalhos sob o comando de João Bosco Amaral.


Foto: Gilson P.Borges

Um comentário:

  1. Adorei a crítica!!!!

    Concordo com todos os pontos destacados, e iremos trabalhar para sanar tais problemas.
    Parabéns pelo trabalho que você tem feito Valbene, tem ajudado a nós artistas a desenvolver melhor nosso trabalho e colabora para o amadurecimento e a profissionalização do Teatro em nossa cidade. Valeu!!

    João Bosco Amaral

    ResponderExcluir