quarta-feira, 29 de julho de 2009

Andanças de Quixote

Desde a estreia em 2006, o espetáculo Das Saborosas Aventuras de DomQuixote de La Mancha e Seu Escudeiro Sancho Pança foi apresentado em temporadas e festivais de Norte a Sul do País. Recentemente noFestival Internacional de Teatro de Rio Preto (SP), a produção do Teatro Que Roda, dos atores Dionísio Bombinha e Liz Eliodoraz ganhou a simpatia do público e bem merecidos elogios da crítica.

Inspirado no clássico Dom Quixote de La Mancha, de Miguel deCervantes, o espetáculo foi considerado uma grata surpresa pelo jornalista da Folha de S.Paulo, Lucas Neves. A montagem inovadora do catarinense André Carreira oferece a Dionísio Bombinha e Liz Eliodoraz a oportunidade de mostrarem que têm talento de sobra para desempenhar qualquer tipo de papel. Bombinha vive um executivo cansado da rotina estafante do escritório. Ele sai em busca de aventuras como faz o Quixote da obra de Cervantes. Seu fiel escudeiro Sancho Pança, vivido por Liz Eliodoraz é um cantador de papel que vive na rua.

Um dos pontos altos da montagem é quando Bombinha desce de rapel de um de edifício e sai pela rua à procura de sua Dulcinéia. Em Goiânia, o ator escalou o Ed. Parthenon Center, na Rua 7 (Centro) e o prédio da Justiça Federal, na Rua 20, demonstrando bom preparo físico e coragem impressionante. Como um típico catador de papel, barrigudo e feio, Liz puxa uma carroça enquanto acompanha o seu Quixote. Toda a trama se desenrola na rua. Dulcinéia aparece em cena vestida de noiva como uma alucinação. Em todas as cidades por onde passou, o Teatro Que Roda convidou 15 atrizes para viver a personagem. Dulcinéia surge como uma miragem no imaginário de Quixote.

Dirigido pelo catarinense André Carreira, o Teatro Que Roda investe em novas possibilidades cênicas especiais para rua, proporcionando ao público a chance de acompanhar de perto a cena, e fazer parte do espetáculo. Traduziu em linguagem acessível a história escrita há séculos, mas que continua a emocionar leitores no mundo todo. Trata-se, segundo Carreira do “teatro invasor”, que tem como proposta a instalação de uma desordem na cidade, redefinindo seu espaço urbano.

A montagem de Dom Quixote só foi possível graças ao Prêmio MirianMuniz da Funarte/Ministério da Cultura. Orçado em R$ 64 mil, o projeto tem dado muitas alegrias ao grupo, que nos últimos dois anos integrou a grade de programação dos Festivais de Teatro de Angra dos Reis, Blumenau, São José dos Campos, João Pessoa, Uberlândia, Aracaju e do Palco Giratório do Sesc SãoPaulo. No Festival de Florianópolis, Das Saborosas Aventuras de Dom Quixote ganhou os prêmios de melhor direção (André Carreira), espetáculo, atriz (Liz Eliodoraz) e ator (Dionísio Bombinha). Em Blumenau, foi contemplado com a menção honrosa de melhor espetáculo. Na Mostra de Teatro do Cariri e no Festival de Teatro de Fortaleza (Ceará) foi considerado um dos melhores trabalhos em cena.

Para Bombinha, todo artista tem um pouco de Quixote. “Vivemos o sonho para não sermos engolidos pela dura realidade da vida. Enfrentamos dignamente os dragões que são as dificuldades de se fazer arte. Assim como Dom Quixote, não desistimos nunca”, assegura. Como Quixote, o Teatro QueRoda ainda deve andar um bocado com seu ótimo espetáculo.

Crédito da foto: O Popular

Nenhum comentário:

Postar um comentário