quarta-feira, 10 de junho de 2009

PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS NA CRÍTICA

As primeiras experiências como crítica de teatro não foram fáceis, sobretudo porque a produção local nos anos 1980/1990 era muito incipiente. Alguns nomes se destacavam como o Grupo Exercício, do diretor Hugo Zorzetti, que atuava mais no campo da comédia. Êta Goiás, um de seus trabalhos de maior repercussão, foi exibido em longa temporada nos teatros da cidade. A maioria não tinha expressão alguma. No âmbito geral imperava a pobreza nas produções, às vezes equivocadas e lastimáveis.

Pude constatar as dificuldades do teatro em Goiás no 1º Festival de Teatro da Federação de Teatro de Goiás (Feteg), em 1995. O evento reunia grupos de Goiânia e do interior. Havia participação significativa de atores e diretores, e os prêmios simbólicos representavam muito eles. Pela franqueza tive alguns problemas com o pessoal. Mas, depois conquistei respeito no meio.

Nada disso impediu que grupos como o Bandeirante, de Eurípedes de Oliveira, Arte & Fogo, de Delgado Filho, Casa do Teatro, de Luzia Divina Mello e Almir de Amorim, Carlos Moreira e Anthropos, de Constantino Isidoro, todos remanescentes daquela época, seguissem em frente, firmando-se no mercado como profissionais. Alguns, infelizmente, se perderam no caminho, como o Pau-a-Pique, de Marlos Pedrosa.

Todos os grupos passaram pelos festivais da Feteg, que chegou a ter 13 edições. A Cia. Nu Escuro, formado por jovens estudantes da antiga Escola Técnica Federal de Goiás, é um exemplo. Dirigido por Sandro di Lima e Reginaldo Saddi, o grupo ganhou prêmios com seus espetáculos.

Criado dentro da Universidade Católica de Goiás, o Grupo Guará, sob o comando de Samuel Baldani, também integrou a grade de programação dos festivais da Feteg com produções bem cuidadas da dramaturgia brasileira como O Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna. No mesmo período, Danilo Alencar arrebatava premiações com o seu Grupo Arte & Fatos. Espetáculos baseados em fatos históricos se tornaram sua especialidade . É atualmente um dos mais atuantes em Goiás e colecionador de premiações em diversos festivais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário