sábado, 13 de junho de 2009

6ª Galhofada - Pequena Mostra de Teatro de Rua


Realizada na Av. Henrique Silva, no Setor Pedro Ludovico, a 6ª Galhofada Pequena Mostra de Teatro de Rua reuniu na última semana de maio milhares de pessoas do bairro e adjacências debaixo de uma lona de circo cedida pelo Circo Laheto. Os artistas usaram um palco de madeira emprestado pelo Pontão da Cultura. Antes as apresentações ocorriam na rua sem proteção.

A Galhofada é uma ótima oportunidade para os artistas mostrarem seus espetáculos de teatro, dança, música e circo. Sem contar com patrocínio nem apoio, todos se unem há seis anos nesta grande celebração cultural na rua, conquistando plateias e os moradores das redondezas. A repercussão e a receptividade não poderia ser maior.

Muito mais do que uma brincadeira sem compromisso, a Galhofada se traduz em solidariedade artística e na união de todos em torno de um só objetivo: o fazer artístico com qualidade e desprendimento, aliada à alegria e a diversão.

Um dos momentos mais bonitos da Galhofada pude constatar no domingo à noite durante os intervalos. Mudança de cenário, troca de figurino, iluminação, sonorização sendo feita pelos próprios artistas e produtores.

Além da atuação, a produção é dividida entre todos. Boa vontade, troca de energia e desprendimento são o verdadeiro espírito da Galhofada. Para usar uma expressão do mentor do evento, Marcos Lotufo, da Oficina Cultural Geppetto, a Galhofada nada mais é do a combustão espontânea. Ninguém está ali para ganhar nada, a não ser o aplauso e a adesão do público. Não é por acaso que a cada ano a plateia aumenta.

Vassoura na mão, rodo na outra, o produtor Marcelo Carneiro se desdobrava para limpar o palco logo após a apresentação domingo à noite da Cia. de Teatro Nu Escuro com a peça O Cabra Que Matou as Cabras. Nos bastidores, Marci Dornelas, Ana Paula Mota, Fernanda Fernandes, Marcos Lotufo, Luciana Caetano e os atores não mediam esforços para deixar tudo em perfeita ordem para a eclética programação.

Não é fácil concorrer com a televisão, a pecuária, os barzinhos e outros atrativos numa noite de domingo. A 6ª Galhofada conseguiu tirar de casa crianças, jovens e adultos e levá-los para seus espetáculos. Gratificados, todos já esperam pela edição 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário