sábado, 2 de julho de 2016

NÚCLEO DE DRAMATURGIA



              “O Núcleo é fundamental para que as obras alcancem a potência máxima” 

Roberto Alvim


Diretor de teatro, professor de Artes Cênicas e dramaturgo, Roberto Alvim é autor de 17 peças, todas levadas ao palco  encenadas em cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba. Os textos foram também apresentados em Paris (França), Córdoba (Argentina) e Lausanne (Suíça).
Alvim ensinou Dramaturgia e História do Teatro na Universidade de Córdoba, na Escola Livre de Teatro e na CAL - Casa das Artes de Laranjeiras, ambas no Rio de Janeiro.
Foi coordenador do Núcleo de Dramaturgia do Sesi de Curitiba. Reside em São Paulo, onde dirige a companhia Club Noir, dedicada a encenar obras de dramaturgos contemporâneos.
Convidado pelo Teatro SESI,  Alvim ministrou oficina de Dramaturgia para os 15 participantes do Núcleo de Dramaturgia, em Goiânia.  Após o encontro, falou sobre a importância da formação de novos dramaturgos para o teatro.

Roberto Alvim foi o coordenador do Núcleo de Dramaturgia do SESI de Curitiba por sete anos. Para ele, o Núcleo foi crucial na formação de uma geração inteira de autores na cidade. Sua reverberação  dos trabalhos dos novos autores foi imensa durante todo o processo. "Tivemos capa nos principais jornais, como a Folha de São Paulo,  O Globo, críticas muito favoráveis no Estado de S. Paulo", conta o diretor, acrescentando que "antes, havia uma cena deserta de novos dramaturgos em Curitiba, uma cidade cuja atividade teatral é intensa, e possui o maior festival de teatro do País. 

Alvim acredita que o Núcleo criado pelo SESI é um mecanismo estruturante onde os dramaturgos podem discutir teoricamente os trabalhos de grandes autores do passado,  perceber de que maneira eles operaram, construíram suas obras, tornando-se clássicos, e utilizá-lo a partir daí não como modelo, mas como exemplo de que é possível, falar sobre a nossa contemporaneidade de uma forma singular. "Todas as grandes cidades do mundo têm mecanismos de formação de autores locais, que falam poeticamente da vida dessa comunidade específica, sobre as questões urgentes da sua comunidade. Ao falar sobre a vida de Goiânia, por exemplo, acaba-se falando da vida de todo ser humano. Toda questão local é também universal", sublinha o dramaturgo, para quem é importante que haja continuidade para que o trabalho seja acompanhado, resultando daí peças originais, que possam posteriormente estrear em qualquer lugar. "Hoje em dia os textos podem ser divulgados por vários canais, pela internet... O Núcleo é fundamental para que essas obras alcancem a potência que elas têm de alcançar e coloque, inclusive, Goiânia dentro do mapa nacional da geração de dramaturgia brasileira de ponta, de excelência",destaca.

Foto: Josemar Callefi



Nenhum comentário:

Postar um comentário