terça-feira, 11 de fevereiro de 2014



MARCOS FAYAD É HOMENAGEADO COM O TROFÉU JABURU

Marcos Fayad em Artaud


Ator, diretor de teatro, artista plástico, Marcos Fayad é homenageado com o Troféu Jaburu pelo Conselho Estadual de Cultura, ao lado da cantora e folclorista Eli Camargo . Considerado o mais importante prêmio da área cultural em Goiás, o troféu chega tardiamente às mãos do artista, que em quase 50 anos de carreira dirigiu diversos  espetáculos em Goiânia.

Com olhar sensível, Marcos Fayad retrata como poucos as belezas da sua terra e da sua gente. Escreve, dirige, desenha  figurinos, cria cenografia,  quando precisa canta também.  Envolve-se no fazer teatral com muita intensidade, mergulha por inteiro.  De natureza apaixonada, seu teatro é visceral.   Desde Martim Cererê, sua primeira montagem goiana, investe em textos que falam do homem brasileiro, do sertanejo simplório que ama a sua terra, o cheiro de mato, a música caipira, as folhas secas do chão e as noites quentes e enluaradas.  Foram as  imagens poéticas que fizeram a beleza das duas produções de Martim Cererê, do  musical Puro Brasileiro (oito anos em cartaz), Voar, Carrera do Divino e tantas outras.  
       

Nascido em Catalão, de origem árabe,  Marcos Fayad  é um goiano nato. A Psicologia, que estudou  no Rio de Janeiro, foi trocada pelo teatro.  Em 1988 trocou o Rio por Goiânia, quando criou a Cia. Teatral Martim Cererê. Nesses  Formou dezenas de atores, dirigiu peças que conquistaram palcos no Brasil e no exterior, ganhou prêmios e críticas importantes sobre o seu trabalho.  Fayad  mergulha por inteiro em tudo  que faz . Mas, só agora foi merecidamente reconhecido pelo seu talento e sua extensa  obra pelas autoridades da cultura em Goiás. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário