terça-feira, 11 de fevereiro de 2014



MARCOS FAYAD É HOMENAGEADO COM O TROFÉU JABURU

Marcos Fayad em Artaud


Ator, diretor de teatro, artista plástico, Marcos Fayad é homenageado com o Troféu Jaburu pelo Conselho Estadual de Cultura, ao lado da cantora e folclorista Eli Camargo . Considerado o mais importante prêmio da área cultural em Goiás, o troféu chega tardiamente às mãos do artista, que em quase 50 anos de carreira dirigiu diversos  espetáculos em Goiânia.

Com olhar sensível, Marcos Fayad retrata como poucos as belezas da sua terra e da sua gente. Escreve, dirige, desenha  figurinos, cria cenografia,  quando precisa canta também.  Envolve-se no fazer teatral com muita intensidade, mergulha por inteiro.  De natureza apaixonada, seu teatro é visceral.   Desde Martim Cererê, sua primeira montagem goiana, investe em textos que falam do homem brasileiro, do sertanejo simplório que ama a sua terra, o cheiro de mato, a música caipira, as folhas secas do chão e as noites quentes e enluaradas.  Foram as  imagens poéticas que fizeram a beleza das duas produções de Martim Cererê, do  musical Puro Brasileiro (oito anos em cartaz), Voar, Carrera do Divino e tantas outras.  
       

Nascido em Catalão, de origem árabe,  Marcos Fayad  é um goiano nato. A Psicologia, que estudou  no Rio de Janeiro, foi trocada pelo teatro.  Em 1988 trocou o Rio por Goiânia, quando criou a Cia. Teatral Martim Cererê. Nesses  Formou dezenas de atores, dirigiu peças que conquistaram palcos no Brasil e no exterior, ganhou prêmios e críticas importantes sobre o seu trabalho.  Fayad  mergulha por inteiro em tudo  que faz . Mas, só agora foi merecidamente reconhecido pelo seu talento e sua extensa  obra pelas autoridades da cultura em Goiás. 
GRUPO DE MANAUS APRESENTA PEÇA NO ESPAÇO SONHUS



    A Cia. Cacos, de Manaus, apresenta dia 16 de fevereiro (domingo), às 20 horas, no Espaço Sonhus, em Goiânia, a peça A Cruz e a Moça. O espetáculo, inspirado no universo nordestino, circula por 12 cidades do País com o patrocínio da Funarte/Ministério da Cultura.
    Trata-se da história de uma moça que apaixona-se por um rapaz que todos os dias passa em frente à sua casa. Ele resolve pedi-la em casamento, mas é expulso da casa pelo pai da garota. Infeliz, o rapaz vai chorar as mágoas no ombro dos amigos Arquelino e Punchinella.
No material enviado para divulgação não há indicação do autor, tampouco o diretor da peça.

Serviço
Peça: A Cruz e a Moça
Elenco: Cia. Cacos de Manaus
Dia: 16 de fevereiro (domingo)`
Horário: 20 horas
Local: Espaço Sonhus (Colégio Lyceu de Goiânia)
Entrada franca
    

     
     




         CIA. PAZ EM CARTAZ ESTREIA PEÇA INSPIRADA KAFKA E ARTAUD





Inspirada em textos de Franz Kafka e Antonin Artaud, a peça O Condenado estreia no Teatro Goiânia Ouro, no dia 13 de fevereiro, às 21 horas, trazendo no elenco o ator Jaime Júnior. A produção, que terá sessões nos dias 14 e 15, às 21 horas e dia 16, às 20 horas, abre as comemorações dos 20 anos da Cia. de Teatro Paz em Cartaz, fundada em 1994, dentro da Escola Estadual Prof. Pedro Gomes, em Goiânia.

Dirigida por João Bosco Amaral, responsável também pela concepção do texto, O Condenado narra a história de um homem que é acusado de um crime do qual  garante ser  inocente. Ele não sabe do que é acusado, e os seus inquisidores se recusam a dar respostas concretas. Ao tentar encontrar respostas para o ocorrido, o personagem JJ vive uma situação inusitada.   


Realização da Cia. Paz em Cartaz, a peça conta o patrocínio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.


Serviço

Peça: O Condenado
Concepção de texto e direção: João Bosco Amaral
Ator: Jaime Júnior
Data:  13, 14, 15 e 16 de fevereiro (quinta a domingo)
Horário: 21h (13, 14, 15) e 20h (16)
Local: Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro (Rua 3, esq. c/ 9, Centro. Telefone: 3524-2541)
Ingressos: R$20 (inteira) e R$10 (meia)

Foto: Gilson P. Borges