quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

             BARBARA HELIODORA – CAMINHOS DO TEATRO OCIDENTAL


  
     Especialista na obra de William Shakespeare, respeitada crítica de teatro do jornal O Globo,  Barbara Heliodora acaba de lançar o livro Caminhos do Teatro Ocidental (Editora Perspectiva/Solar do Rosário), obra que reúne suas aulas de História do Teatro no antigo Conservatório de Teatro, atual curso de Teatro da UniRio.
      
    Caminhos do Teatro Ocidental  abrange  a história do teatro desde a Grécia Antiga,  passa por Roma, Idade Média, o Renascimento na Itália e na Espanha, as cenas artísticas na Inglaterra e na França, as modificações provocadas com a ascensão da burguesia no século XVIII, o surgimento do romantismo, o realismo. De Aristóteles e Eurípedes,  Lope de Veja e Maquiavel, Molière e Shakespeare, até  Tchekov, Strindberg e Bertolt Brecht,  a obra destaca até a dramaturgia americana da segunda metade do século XX.

     Centenas de autores são citados e gêneros analisados.  Dois capítulos inéditos tratam  da história do teatro nas Américas, e o outro focaliza o teatro no Brasil, chegando até o fim do século XX.

Barbara  completou 90 anos em agosto e continua ativa,  trabalhando no que gosta. Toda semana publica críticas no Globo.  Integra vários júris de prêmios de teatro e  orienta um grupo de estudos da obra de Shakespeare. Tradutora da obra de Shakespeare, autor que conhece como poucos, é autora de Escritos sobre Teatro (2007) e A Expressão Dramática do Homem Político em Shakespeare (1978) e muitos outros livros importantes para quem quer aprofundar os conhecimentos sobre o bardo inglês.


     Caminhos do Teatro Ocidental (400 pág.) não está disponível nas livrarias de Goiânia, mas pode ser adquirido pela internet ao preço de R$ 70.   

         Obras da autora

 - A História do Teatro no Rio de Janeiro
-Falando de Shakespeare
-O Homem Político em Shakespeare

Nenhum comentário:

Postar um comentário