segunda-feira, 2 de setembro de 2013

  FRIDA KHALO E SYLVIA PLATH TÊM ENCONTRO MARCADO NO TEATRO SESI 



Inédita no Brasil, a peça de Nestor Caballero promove um encontro ficcional entre duas grandes artistas, a pintora mexicana Frida Kahlo e a poeta norte americana  Sylvia Plath. O encontro está marcado para os dias 7 e 8 de setembro, às 21 e 20 horas, respectivamente, no Teatro SESI, conduzido pelo diretor Marcelo Morato.

No encontro inusitado entre as duas musas o autor venezuelano utiliza linguagens variadas, apoiando-se na pesquisa estética contemporânea da palavra, da música, do corpo e da cor, despertando o interesse de diferentes públicos. Dirigido por Marcelo Morato, o espetáculo que traz as atrizes Gaby de Saboya e  Marcelle Sampaio no elenco  foi um dos vencedores do edital do SESI São Paulo  de Circulação e esteve em cartaz em São Paulo, Rio e Salvador.   As atrizes do espetáculo também apresentam o espetáculo na Dinamarca quando participaram de uma residência teatral  com o diretor Eugenio Barba, do Odin Teatret, em agosto de 2012.

 Donas de uma existência vertiginosa, a pintora mexicana Frida Kahlo (1907-1954) e a poeta norte americana Sylvia Plath (1932-1963) nunca se esbarraram. Suas vidas sim. Dores, amores, homens célebres e infiéis, obras consagradas legadas à posteridade,  tudo isso elas tiveram em comum numa rotina de deixar em carne viva qualquer mortal. Imaginando como teria sido um encontro entre as duas, o premiado dramaturgo venezuelano Nestor Caballero escreveu em 1983 a peça Musas, que já ganhou palcos da América Latina.

Ao chegar no teatro, o público já começa a entrar na atmosfera do espetáculo. No foyer do teatro acontece uma intervenção visual da artista Carolina Ivancevic que é formada por dois vestidos, peças que simbolizam uma espécie de inventário das personagens Frida Kahlo e Sylvia Plath, com elementos que remontam à vida de ambas. “A opção de montar esse texto inclui a paixão que nutrimos pelas histórias das personagens, mas vai além. É de fundamental importância montar um texto latinoamericano que, afinal, poucas vezes temos contato na cena teatral brasileira. Inclusive, durante a pesquisa para o trabalho nos deparamos com grande dificuldade de acesso a dramaturgia produzida pelos nossos vizinhos. Esta montagem também almeja colaborar para que este distanciamento diminua”, destaca a atriz e produtora Gaby de Saboya.

Caixões
A cenografia elaborada por Desirée Bastos é apoiada em 12 caixões em cena, que servem para guardar os objetos manipulados pelas atrizes e como metáfora da morte, que permeia a vida das artistas e o texto de Nestor Caballero. Na peça, a morte tem a conotação do dia dos mortos no México, que é um evento de celebração. Colocar a vida dessas duas mulheres no palco é trazer à tona questões políticas femininas e universais, pois o pessoal é político e a questão do “sujeito” é crucial para uma política feminista, acredita o diretor Marcelo Morato. “Nosso objetivo é trazer à cena o exemplo de duas mulheres que, mesmo diante de vários obstáculos e inseridas em uma sociedade patriarcal,  tornaram-se referências e possuem um lugar legitimado e reconhecido na ordem pública. Através de suas obras, inventaram a si próprias como personagens, fizeram-se ‘atrizes’ na cena social, conquistando um lugar não somente no mundo das artes e da cultura, mas na memória coletiva da sociedade contemporânea. Teatralizaram a existência, enfim”, define Morato.

Segundo ele, a peça trata do encontro ficcional entre estas duas grandes personalidades da História, com trajetórias de vida marcantes e que não conseguiram separar vida pessoal e arte. Suas dúvidas, inquietações e questionamentos ao longo da vida transbordaram para as suas obras. “Frida e Sylvia atingiram o pódio da consagração nacional em seus países de origem e internacionalmente pelo mérito excepcional de suas obras, mas também pela singularidade de suas personalidades exóticas e pelas histórias de vida incomuns. É isso que queremos mostrar com a encenação”, destaca a atriz Marcelle Sampaio.



Serviço
Espetáculo: Musas
Texto: Nestor Caballero
Direção: Marcelo Morato
Elenco: Gaby de Saboya e Marcelle Sampaio
Dias: 7 e 8 de setembro (sábado e domingo)
Horários: 21 e 20 horas, respectivamente
Local: Teatro SESI (Av. João Leite, nº 1.013, Setor Santa Genoveva. Telefone: 3269-0800)
Ingressos: R$ 20 e R$ 10. Estudantes, idosos acima de 60 anos e industriários mediante comprovação pagam meia entrada






Nenhum comentário:

Postar um comentário