sábado, 29 de dezembro de 2012


NO COMPASSO DA DANÇA




Anteriormente ressaltei os espetáculos teatrais mais importantes de 2012. A dança também mereceu um olhar mais atento no ano que termina. Não foram muitas as coreografias que se destacaram. Obviamente a Quasar Cia. de Dança continua na liderança. Como faz todo ano, Henrique Rodovalho estreou no Singular, no Teatro Rio Vermelho, inspirando-se na velocidade das informações. Não vi a produção, portanto não posso comentar. Vou esperar o retorno do espetáculo ao em março de 2013, no Teatro Sesi. Uma vez, o Balé do Estado ficou fora do circuito.

Jovem revelação entre os novos coreógrafos, Hérika Crossara estreou Pétalas, espetáculo que encantou a plateia pela beleza da abordagem do significado das flores. A experiente Maria Inês de Castro surpreendeu ao cerrar as portas do seu tradicional Núcleo Energia de Dança e abrigar-se com toda a sua equipe no Mvsika!Centro de Estudos. Ali deu continuidade ao seu trabalho criando o Grupo Giro 8, que estreou a coreografia Retrato em Branco e Preto, aliando dança contemporânea a recursos audiovisuais. Não há novidade nesse aspecto, até porque muitas companhias de dança têm utilizado esse recurso. Mas, é preciso reconhecer que Maria Inês continua criativa, atuante, buscando novas possibilidades para o grupo que tem tudo para dar certo, assim como foi o Grupo Energia que ela dirigiu.

Outro destaque foi a bailarina, coreógrafa e professora de balé Taciana Staciarini. Em parceria com Rossana Cardoso, ela criou a Das Los Cia. De Dança. Na primeira coreografia, Um Olhar Para Dentro, o grupo garra, criatividade e bons bailarinos. Para 2013, o grupo promete novidades já que conquistou o Prêmio Klauss Vianna de Dança do Ministério da Cultura.

Goiânia possui dezenas de escolas de balé. Tem ótimos bailarinos, muitos deles premiados. Não são poucos os que foram para o exterior dançar em renomadas companhias. Exceto pela Quasar, que firmou-se como uma das melhores do País, ainda falta à cidade grupos mais atuantes, que invistam numa linguagem própria e inovadora.





Nenhum comentário:

Postar um comentário