segunda-feira, 2 de julho de 2012

BARATINHA SAPECA E EDUCADA



Um dos mais encantadores clássicos da literatura infantil, O Casamento da Dona Baratinha ganhou uma nova montagem sob a direção de Wellington Dias. A peça da AM Produções traz no elenco os atores Nara Pedrozo e Kelly Priscila, Wellington Jhones e André Duarte vivendo diversos personagens (cachorro, cabrito, porco, boi, rato). O cenário caprichado de Pedro Lippi remete a uma cidade. Baratinha, Baratelo e Baratilde trabalham como garis. Eles varem a rua, limpam a praça e cuidam das plantas. Preocupam-se com o meio ambiente e com o bem estar da sua cidade.

Baratinha é limpinha, educada e sonhadora. É toda corretinha. Um dia, ela encontra um saco de dinheiro e uma carteira. Encontra o dono, mas este a presenteia com o dinheiro. Baratinha vê então a sua oportunidade de se casar e começa a procurar um marido. Vários pretendentes aparecem, mas todos oportunistas, interesseiros que só pensam em ficar com o seu dinheiro. Não sabe ela que Baratelo morrer de amores por ela. Depois de dar um fora no seboso Ratão, Baratinha pede Baratelo em casamento e os dois vão viver felizes para sempre.



Clássico da literatura infantil, O Casamento da Dona Baratinha ganhou diversas adaptações em livro, no teatro, na música. Quem não se lembra das divertidas musiquinhas “Quem quer casar com a dona baratinha/ que tem fita no cabelo/e dinheiro da caixinha”, ou “A barata diz que tem sete saias de balão/ é mentira da barata/ ela tem é uma só/ hahahahaha/ Ela tem é uma só...” cantada pela garotada há muitas gerações?

A adaptação dirigida por Wellington Dias é didática, politicamente correta, do jeito que os educadores gostam. Passa mensagens importantes para meninos e meninas sobre coleta de lixo, meio ambiente, limpeza, etc. Envolve a criançada e tem (como não poderia deixar de ser) um final feliz. A agilidade da encenação, as músicas de fácil assimilação, a coreografia de Gustavo Silvestre aliada à cenografia de Pedro Lippi e o figurino bem construído de Ana Maria Mendonça conquistam a garotada. Bem construída, a produção só peca pelo excesso de didatismo.


Fotos: Gilson P. Borges 

Um comentário:

  1. AINNNN VALBENE, POSSO CORRIGIR UMA CITAÇÃO?
    CORRIGINDO: O FIGURINO FOI EXECUTADO POR MIM ( LELECO DIAZ )
    BJUX MINHA LINDA

    ResponderExcluir