quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

MELHORES DO TEATRO DE GOIÁS EM 2011

Renata Caetano em Lições de Motim


Foi surpreendente o número de produções teatrais em 2011 em Goiânia. Mais de 30 peças estrearam este ano com resultados muito positivos movimentando a cena cultural da cidade. Esse número considerável de espetáculos demonstra que atores, diretores e produtores não estão brincando de fazer teatro. A atividade é levada com muito profissionalismo, cresce em quantidade, mas também em qualidade. Atores e coletivos vão impondo o seu trabalho e conquistando espaço. E o que é melhor: formando plateias.

A exemplo de 2010, este blog convidou atores, professores de teatro, produtores culturais e jornalistas que acompanham durante todo o ano a cena cultural da cidade para opinarem sobre as produções que estiveram em cartaz. Das mais de 30 produções citadas, sete tiveram maior repercussão: O Jogo do Poder (Ivan Lima), Ser Tão Grande (Grupo Arte & Fatos), Puro Ouro Brasileiro (Cia. Teatral Martim Cererê), A Realidade É Doida Varrida, A Canção Desnaturada (Cia. Sala 3), Lições de Motim (Cia. Anthropos de Arte) e Pomar & Por Si Mesmo (Quasar Jovem).

Formada por esta repórter (Valbene Bezerra), Josemar Callefi (coordenador técnico do Teatro Sesi), Gilson P. Borges (Agenda Cultural), Marci Dornelas (produtora cultural/Goiânia Ouro), Wellington Dias (ator, diretor, historidador e técnico de Cultura do Sesc), Teco Faleiro (diretor do Teatro Sesi), Marcelo Carneiro (Arte Brasil) e Abílio Carrascal (ator, professor e radialista) , a comissão elegeu a peça Lições de Motim, da Cia. Anthropos de Arte o melhor espetáculo de 2011. Ser Tão Grande, do Grupo Arte & Fatos, e A Realidade É Doida Varrida, de Marcos Fayad, empataram no segundo lugar.




Deusimar Gonzaga, melhor ator 
Escrito pelo dramaturgo Hugo Zorzetti, Lições de Motim foi considerado o melhor texto. Em segundo lugar, nessa mesma categoria ficou A Realidade É Doida Varrida, de Rubens Corrêa e Ivan de Albuquerque, encenado pelo ator e diretor Marcos Fayad. Meticuloso, detalhista e cuidadoso com tudo o que faz, Danilo Alencar foi escolhido o melhor diretor da temporada 2011 com Ser Tão Grande. Pelo seu ótimo desempenho em Ser Tão Grande, Deusimar Gonzaga foi eleito o melhor ator. Pela composição da velhinha que é roubada pelo mesmo ladrão durante 10 anos em Lições de Motim, Renata Caetano ganhou elogios da comissão, que a considerou a melhor atriz em cena.

Lindamente encenado pela Quasar Jovem, a coreografia Pomar, de Daniel Calvet, conquistou as categorias cenografia, iluminação e trilha sonora. O cenário do musical Puro Ouro Brasileiro ficou em segundo lugar na preferência da comissão. Pela excelência do trabalho em Ser Tão Grande, Rosi Martins conquistou o posto de melhor figurinista do ano.

Comentários

Ator, diretor e técnico cultural do Sesc Goiás, Wellington Dias considera muito rico o texto de Hugo Zorzetti pela simbologia que apresenta e a reflexão que propõe. “ O texto nunca fica em segundo plano, não sufoca os atores que tem bons desempenhos. Constantino soube manter o equilíbrio entre o texto e a interpretação, o essencial”, analisa. A produtora Marci Dornelas também apreciou muito o espetáculo da Anthropos Cia. de Arte. “O texto fica entre o tráfico e o humor. Os dois atores estão muito bem nos papéis”, afirma.

Ator da Cia. de Teatro Nu Escuro, radialista e professor, Abílio Carrascal encantou-se com o texto do monólogo A Realidade É Doida Varrida encenada pelo ator e diretor Marcos Fayad, no anexo do Teatro Sesi. “Se Fayad improvisou ficou muito imperceptível. A peça me proporcionou conhecer melhor a vida tumultuada de Antonin Artaud e a própria loucura. Fayad conseguiu torná-la atrativa para a platéia”, elogia.


Melhores de 2011


Espetáculo: Lições de Motim (Cia. Anthropos de Arte)


Texto: Hugo Zorzetti (Lições de Motim)


Direção: Danilo Alencar (Ser Tão Grande)


Ator: Deusimar Gonzaga (Ser Tão Grande)


Atriz: Renata Caetano (Lições de Motim)


Figurino: Rosi Martins (Ser Tão Grande)


Cenografia: Pomar/Ronan Gonçalves (Quasar Jovem)


Iluminação: Pomar/Daniel Calvet (Quasar Jovem)


Trilha Sonora: Pomar (Quasar Jovem)



CONFIRA ABAIXO AS PRODUÇÕES QUE ESTIVERAM EM CARTAZ EM 2011 EM GOIÂNIA


- O jogo do Poder, Ivan Lima

- Despertar da Primavera – Cia .Anthropos de Arte

- Fragmentos Quintanando – Grupo Arte & Fogo

- O Grito das Águas - Grupo Arte & Fogo

- Davi & Golias – Grupo de Teatro Bandeirante

- Procurando Nemo – Grupo de Teatro Bandeirante

- O Marido da Minha Mulher – Grupo de Teatro Bandeirante

- Irmão Urso – Cia. de Teatro Carlos Moreira

- A Era do Gelo – Cia. de Teatro Carlos Moreira

- Era Só o Que Faltava – Cia. de Teatro Carlos Moreira

- Goiânia, Goiânia - Grupo Exercício

- Quem É Esta Boneca? - Grupo Faces & Facetas

- Paradoxo - Grupo Marula

- O Homem Nota 10 - Nilton Pinto e Tom Carvalho

- Os Inoxidáveis no Mundo das Crianças - Os Inoxidáveis

- Testemunhas - Cia. Paz em Cartaz

- A Mais Forte - Trama Teatro

- Ambivalência(s) - Novo Ato

- Brasil com Acento e Craseado - Mama Cadela Cia. Teatral

- Quê Onde - Máskara

- Reciclacirco - Clube da Folia

- A Encantada (Henrique Camargo)

- Puro Ouro Brasileiro – Cia. Teatral Martim Cererê

- A Realidade É Doida Varrida, Cia. Teatral Martim Cererê

- Ser Tão Grande, Grupo Arte & Fatos

- A Canção Desnaturada, Cia. Sala 3

- Lições de Motim, Anthropos Cia. de Arte

- Pomar e Por Si Mesmo, Quasar Jovem

- Amor Por Anexis, Grupo Guará

- Auto da Paixão de Cristo

- O Mistério de Feiurinha

- As Mãos de Eurídice

2 comentários:

  1. Querida Valbene,
    Tenho muita simpatia por sua crítica. Contudo, solicito que dê uma atualizadinha nessa lista. Tá um pouquinho defasada. Acho que você deve se referir mais aos espetáculos que assistiu do que às produções goianas, de fato.Ou será que a companhia Mínima e muitos outros grupos de teatro deixaram de fazer parte do circuito goiano de teatro? rs!
    É claro que tudo o que você apota aqui é de inteiro ponto de vista pessoal e muito restrito por sinal. Porém, não custa nada dar uma mãozinha pra gente...
    Abraços.
    Franco Pimentel

    ResponderExcluir
  2. Valbene, fico feliz por você ter acompanhado estas produções teatrais de perto. Muita coragem de sua parte apontar o que foi bem e o que foi mal em nossa cidade. Acredito que você tenha propriedade pessoal para fazer. Eu disse pessoal. Até porque se realmente você conseguiu assistir todas as produções, tenho absoluta certeza que suas opiniões estão um tanto quando equivocadas, ou, você não assistiu tudo o que citou e com toda certeza, esqueceu de muitas outras obras que foram encenadas em nossa cidade a exemplo do comentário acima do colega Franco. Gostaria muito de saber quais são os critérios de avaliação usadas por você, pois assim, entenderíamos tamanha coragem de criticar o que nem todo mundo assistiu, inclusive, quem se atreve a escrever. Abraços! Esley Zambel

    ResponderExcluir