quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

OS MELHORES DO TEATRO EM 2010

Não foram muitas as produções teatrais em 2010. Mas, o suficiente para movimentar o meio cultural e atender a grade de programação dos festivais (locais e regionais) e dos teatros. Cinco desses novos trabalhos mereceram destaque, e fizeram temporadas no Centro Cultural Martim Cererê, Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro e Teatro Zabriskie.

Convocada pela repórter deste blog, uma comissão formada por jornalistas (Valbene Bezerra e Nádia Timm), produtores culturais (Fernanda Fernandes e Cláudia Fernandes), diretores de espaços culturais (Dirce Vieira e Carlos Brandão) e o diretor de teatro Delgado Filho (Grupo Arte & Fogo), que acompanham de perto as produções em Goiânia, selecionou os quatro espetáculos que mais se destacaram na cena teatral em 2010.

Da lista composta pelas peças Cabaré Goiano (Cia Teatral Martim Cererê), Televisão (Os Inoxidáveis), Makunaíma na Terra de Pindorama (Teatro Que Roda), O Circo dos Amores Impossíveis (Cia. Clube da Folia), Olho (Cia. Oops!!! de Teatro, Amor I Love You (Teatro Zabriskie), Bola de Berlim (Grupo Bastet), Êxodo – Travessia 3, do Teatro Ritual e Copo de Leite (Cia Sala 3), as escolhidas foram:

1º - Olho, da Cia. Oops!! de Teatro
2º - Amor I Love You, Teatro Zabriskie
3º - O Circo dos Amores Impossíveis, Cia. Clube da Folia
4º - Makunaíma na Terra de Pindorama, Teatro Que Roda

Habitué dos eventos culturais, a jornalista Nádia Timm gostou muito da forma como o Teatro Que Roda adaptou o livro Macunaíma, de Mário de Andrade, e a maneira original que o diretor André Carreira, de Santa Catarina, encontrou de torná-lo acessível aos espectadores na rua. “A transposição da linguagem literária para a linguagem cênica é muito interessante. O grupo trouxe para a atualidade a complexa obra de Mário de Andrade. Gosto também do formato do espetáculo e da interpretação dos atores, analisa a jornalista.

Jornalista e diretor do Centro Cultural Goiânia Ouro, Carlos Brandão gosta de Makunaíma, que assistiu na rua em Goiânia. “É muito divertido. Lindo mesmo!”, afirma. Contudo acha que o trabalho de João Bosco Amaral no monólogo Olho está ótimo. Bola de Berlim, do Grupo Bastet, também está entre os preferidos do jornalista.

Para Cláudia Fernandes, produtora cultural da Agência Goiana de Cultura (Agepel), prefere Amor I Love You, do Teatro Zabriskie. Trata-se, segundo ela, de uma comédia muito bem feita, bem dirigida, cenários e figurinos adequados ao espetáculo, “uma diversão do começo ao fim”. A preferência da produtora Fernanda Fernandes, do Sesc Goiás e diretora da Federação de Teatro de Goiás, também recai em Amor I Love You, especialmente pela sintonia que os atores Ana Cristina Evangelista e Alexandre Augusto têm no palco.

Atuante na cena cultural, o diretor Delgado Filho, do Grupo Arte & Fogo, considera Olho, com João Bosco Amaral, a melhor montagem de 2010. Segundo ele, a adaptação do texto de Edgar Allan Poe, feita pelo próprio ator, a direção de Ivan Lima, trilha sonora, sonorização, iluminação e figurino completam os acertos da montagem. Makunaíma na Terra Pindorama, na sua opinião, ainda precisa amadurecer. “Tenho a impressão de que ainda vai melhorar ao longo das apresentações”, argumenta.

Diretora do Centro Cultural Martim Cererê, Dirce Vieira, escolheu O Circo dos Amores Impossíveis, do Clube da Folia, como seu espetáculo favorito este ano. “Adorei o desempenho do João Bosco, mas gosto muito do espetáculo da Débora di Sá”, salienta.

Um comentário:

  1. Ué Valbene nenhum desses convidados (exceto você) assistiram o Travessia pelo que sei! mas de qualquer forma muito obrigado por nos incluir nessa lista! grande abraço e parabéns aos escolhidos! ainda não pudemos conferir o trabalho de nossos colegas mas espero que logo possamos conhecer! parabéns pela iniciativa!
    Nando Rocha

    ResponderExcluir