quinta-feira, 21 de outubro de 2010

OLHO - JOÃO BOSCO AMARAL


Diretor da Casa das Artes, diretor da Cia. de Teatro Oops!!!, João Bosco Amaral surpreende como ator no monólogo Olho, adaptação do conto Coração Delator, de Edgar Allan Poe, feita por ele mesmo. Convidado para dirigir o ator, Ivan Lima apostou na atmosfera noir da encenação, realçada pela iluminação à meia luz, às vezes escura como pede o texto.

Considerado o criador do romance policial e mestre do suspense, o autor explora sentimentos contraditórios do ser humano, suas obsessões, ambições, medos e terrores. Na adaptação, João Bosco alinhavou o texto de Allan Poe com outros de Artaud, Shakespeare e Francis Bacon para reforçar o suspense e o desequilíbrio do personagem, que narra sua própria história.

Com uma carreira promissora, João Bosco domina bem a cena, passa de um personagem a outro com segurança as nuances de cada personagem com alternações na voz, no gestual e nas expressões corporal e facial adequadas, o que prova o seu amadurecimento como ator.

Bem conduzido pelo experiente diretor Ivan Lima, o espetáculo é muito cuidado. Cada detalhe tem sua razão de ser. Encenação, cenário, iluminação e figurino estão perfeitamente inseridos dentro do contexto da bizarra história. A trilha sonora de Lino Calaça enfatiza o clima de suspense da produção, que com o aprimoramento essencial ao fazer teatral ficará ainda melhor.

Um comentário:

  1. Olá Valbene,

    Muito obrigado pela crítica. Fico com certeza lisonjeado, pois sei que é verdadeira e que vem de uma pessoa muito sensível, que conhece muito bem o Teatro. Muitíssimo obrigado, fico realmente muito honrado. Espero poder sempre corresponder às sua expectativas. O Teatro Goiano precisa de você.

    Abraços,

    João Bosco Amaral

    ResponderExcluir