quinta-feira, 5 de agosto de 2010

DÚPLICE NA TEMPORADA CULTURAL DO TEATRO CATÓLICA


Dúplice, considerado o melhor espetáculo do Festival Internacional de Artes Cênicas Goiânia em Cena 2008, integra a programação da Temporada Cultural da Coordenação de Arte e Cultura da PUC Goiás. Com os atores criadores Rodrigo Cruz e Rodrigo Cunha, a produção estará em cartaz no Teatro da PUC, na terça-feira (10/08), às 20h30.

Desde a estréia há dois anos, Dúplice feito parte do programa de diversos festivais e mostras de teatro em Manaus, Rio de Janeiro, Porangatu, Jaraguá e outras importantes cidades, conquistando público e críticas muito favoráveis à criação goiana.

Resultado de um processo de laboratório colaborativo, Dúplice explora as vivências de seus dois criadores, que compartilharam experiências, técnicas corporais e imaginárias, vontades cênicas e desafios para encontrar o ponto de equilíbrio da coreografia. Segundo Rodrigo Cruz, o improviso foi o carro chefe do espetáculo.

A coreografia teatral envolve experiências corporais, sonoras e cênicas. Movimentos da dança contemporânea, teatro físico, clown e pantomima também foram apostas dos artistas na criação deste trabalho, que passou por diversas transformações e aprimoramentos, ganhando cada vez mais agilidade e ritmo.

Rodrigo Cruz e Rodrigo Cunha foram buscar no teatro de Grotowski, na obra literária e cinematográfica do Clube da Luta e no universo dos desenhos animados elementos para inserir na coreografia. A sonoridade musical é desenvolvida no palco pelos próprios intérpretes, que fazem alusão ao beat-box e à percussão vocal. O enredo vai se desenrolando a partir dos conflitos e na cumplicidade, na dualidade e no jogo físico dos personagens.

Intérpretes criadores

Integrante do grupo de teatro Cabessa de Vaca, Rodrigo Cunha divide a criação de Dúplice com outro Rodrigo, o Cruz, ex-bailarino da Quasar Cia. de Dança. Professor de Arte Educação da Secretaria Municipal de Educação e da Vivace Escola de Teatro e Dança, Cunha é formado em Artes Cênicas na UFG.

Formado em Educação Física na Universidade Estadual de Goiás, Rodrigo Cruz fez seu primeiro contato com a dança nas aulas de capoeira. Em seguida, atuou em um grupo de teatro de bonecos e no Grupo Solo de Dança, com Luciana Caetano. Em 2003, foi para a companhia Desvio, projeto idealizado pelo coreógrafo Henrique Rodovalho, iniciando seu trabalho como intérprete criador. Da Desvio para a Quasar foi um pulo. Em 2008, decidiu apostar na carreira independente ao lado de Cunha. Professor, bailarino e ator, Cruz tem dedicado muito do seu tempo ao aperfeiçoamento de Dúplice, aos festivais e à criação.


Espetáculo: Dúplice
Criação e apresentação: Rodrigo Cruz e Rodrigo Cunha
Data: Terça (10/08), às 20h30
Local: Teatro Católica da PUC Goiás (Av. Fued J. Sebba, nº1.184, Jardim Goiás)
Ingressos: R$ 5 (preço único)

Um comentário:

  1. "DÚPLICE"

    FESTIVAL MOVA-SE AMAZONAS - SELEÇÃO OFICIAL

    FESTIVAL PORTO ALEGRE EM CENA - SELEÇÃO OFICIAL

    FESTIVAL- EL CRUCE - ARGENTINA - SELEÇÃO OFICIAL

    FESTIVAL - NOVAS DANÇAS- BAHIA - SELEÇÃO OFICIAL

    FESTIVAL SESC SANTOS - SELEÇAO OFICIAL

    FESTIVAL SESC RIBEIRAO PRETO - SELEÇÃO OFICIAL

    FESTIVAL ANDAZAS - BOLIVIA - ESPETACULO CONVIDADO

    FESTIVAL - IUNA - BUENOS AIRES - ARGENTINA - ESPETACULO CONVIDADO

    FESTIVAL LITORAL OESTE - CEARA - ESPETACULO OFICIAL

    FESTIVAL GOIANIA EM CENA - PREMIO DE MELHOR ESPETACULO

    FESTIVAL PANORAMA RIO CENA CONTEMPORANEA - RIO DE JANEIRO - ESPETACULO SELECIONADO

    FESTIVAL TEATRO DA DANÇA - SAO PAULO - SELEÇAO OFICIAL

    DIA 10 - GOIANIA - PUC - ANTIGA CAMBURY - AO VIVO!!! AS 20 HORAS

    SEARCH YOU TUBE: DUPLICE ESPETACULO / DUPLICE ANEXO 1, 2 E 3
    WWW.DUPLICE.COM.BR

    ResponderExcluir