domingo, 29 de agosto de 2010

50 ANOS COMEMORADOS NO PALCO DO TEATRO


Professora da PUC Goiás, Joana Peixoto escolheu a festa de seu 50º aniversário para estrear no teatro, dirigida por Deusimar Gonzaga, e seu desempenho no palco surpreende


Álbuns fotográficos com poses sensuais, festas temáticas, encontros divertidos só de mulheres da mesma faixa etária. Elas têm inventado diferentes formas para festejar seu meio século de vida. A professora e doutora em Ciências da Comunicação, da PUC Goiás, Joana Peixoto escolheu o teatro para comemorar seus 50 anos de vida.

A estreia de Eu Não Nasci, uma coletânea de textos de autores diversos, foi feita para um seleto grupo de amigos e familiares. O resultado foi tão surpreendente, que o diretor Deusimar Gonzaga convidou-a para uma temporada profissional no palco do Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro, no fim de semana passado. E ela gostou da experiência, tanto que pretende dar continuidade ao trabalho no teatro.

Joana Peixoto empresta muito de si mesma às personagens que interpreta em Eu Não Nasci. Segura na interpretação, ela fala das muitas mulheres que habitam em nós às vezes sonhadora, carola, apaixonada, solitária, fascinada pela vida. Costura com música cada poema de autores consagrados como Adélia Prado, Florbela Espanca, Martha Medeiros, Roseana Murray, dos poetas Wally Salomão e Deusimar Gonzaga, e dela mesma sem, contudo, definir uma ordem cronológica. Fala da mulher de 50 anos, experiente e sábia, independente e livre para fazer o que bem entender.

Usando figurino assinado por Júlio Vann em tons pastéis, Joana canta, dança e alinhava textos com desenvoltura. Ocupa todo o espaço cênico muito bem iluminado por Haroldo di Piedro. É o centro de atenção. O diretor Deusimar Gonzaga conduz a cena com habilidade, sem muitas interferências no desempenho da atriz estreante.


Além da concepção do espetáculo, feita em parceria com Deusimar, Joana escreveu o poema Eu Não Nasci que dá nome ao espetáculo e fez os desenhos que ilustram a abertura. Joana Peixoto, que não aparenta a idade que tem, é a prova de que nunca é tarde colocar um sonho em prática.
Foto: Gilson Borges

Um comentário:

  1. Valbene, gostaria de poder comentar - sem parecer pretensiosa - o seu artigo sobre o espetáculo que apresentamos este final de semana no Teatro Goiânia Ouro. A generosidade e inteligência sensível de seus comentários ressoam em mim como um grande alento e, sobretudo, como um enorme desafio. Tais comentários reforçam um sentimento que tem ganhado corpo desde o processo de concepção de “Eu não nasci”, que podem bem ser expressos nas palavras de Simone de Beauvoir: “Medíocre ou excepcional, se um indivíduo se exprime com sinceridade, todo mundo, mais ou menos, se acha em jogo. É impossível lançar alguma luz sobre a própria vida sem iluminar, num ponto ou outro, a dos outros.” Então, a atriz é essa mulher que não sabe o que fazer com tanto amor e sofrimento que transborda a cada ano que passa. Ao mesmo tempo sábia e ingênua. Talentosa e canastrona. E nessa ambigüidade, podemos seguir com a arte que, segundo Flaubert, “dentre todas as mentiras, é a que menos mente”. Joana Peixoto

    ResponderExcluir