segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

CIA. IN CENA


Cristiano Mullins fundou a Cia.In Cena em 2006. Ele explica que não se trata de um grupo exclusivamente teatral, pois é aberto a projetos de artes plásticas, teatro, pesquisas, dança, fotografia e eventos. “As portas estão abertas a todas as manifestações artísticas”, afirma. Cerca de 40 atores fazem parte do catálogo da companhia. Integrantes fixos da companhia são ele, Sandro Tôrres, Marcos D´ Ávila, Isadora Castro e Neto Mahnic. O Grupo Charanga, que há quatro anos anima a abertura dos espetáculos da Mostra de Teatro Nacional de Porangatu – Tenpo, reúne mais de uma dezenas de artistas convidados. Suas performances tornaram-se uma tradição, e uma atração a mais na mostra.

Segundo o artista, este ano, 20 artistas se inscreveram para integrar a Charanga, mas só 12 foram escolhidos. Nas três edições anteriores, o clown, a linguagem circense e o clima carnavalesco marcaram as animações do grupo dentro do Circo Fábrica de Sonhos . Na edição 2009, o desafio foi maior. Como a Agência Goiana de Cultura, realizadora do evento em parceria com a Prefeitura de Porangatu, construiu uma estrutura especial que chamou de Teatrão , a proposta mudou. Cristiano teve de pensar em algo diferente para conquistar a plateia.


A opção recaiu sobre trechos de obras de Nelson Rodrigues para encenar. O enredo trágico de Valsa nº 6, Beijo no Asfalto, Engraçadinha, Vestido de Noiva ganhou ares performáticos simultâneos e irreverentes. Cenas gravadas em vídeo e trilha sonora da DJ Simone Junqueira contribuíram para dar o ar de seriedade a as encenações diárias. Mesmo no comando, Mullins deixa o ator livre para compor sua própria interpretação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário