quarta-feira, 28 de outubro de 2009

BALANÇO DO FESTIVAL GOIÂNIA EM CENA 2009



Pela primeira vez o Festival Internacional de Artes Cênicas Goiânia teve um encerramento à altura da sua importância. Novidade da edição 2009, a Cena Lírica, sob a regência do maestro Norton Morozowicz, arrebatou a plateia, que lotou o Teatro Madre Esperança Garrido, para ouvir boa música. Árias de óperas consagradas comoCarmen, La Traviata, Nabucco, Pagliacci, Sansão e Dalila, Aída foramimpecavelmente interpretadas pelos solistas Adriana Clis e RubensMedina, duas celebridades do canto lírico, Orquestra e CoroSinfônico de Goiânia. Se depender da coordenadora, a musicista Glacy Antunes, a ópera fará parte das próximas edições do festival.


O Goiânia em Cena chegou ao fim consolidado como o maior evento doteatro em Goiás. Foram 10 dias de intensa movimentação cultural emparques, praças, teatros e centros culturais, com um público estimado em 17 mil pessoas, um número considerável e muito interessado.

Os espetáculos locais Primeiros Movimentos, da Quasar Jovem, Boi, do ator Guido Campos Correa e Indecência, da Cia. Benedita de Teatro, tiveram o maior número de espectadores . Dos grupos convidados, os preferidos público foram o Galpão (BH), Cena Lírica, Grupo Lume (SP) e Traço.Cia. de Teatro. A Cia. Os Satyros deTeatro (SP), com os espetáculos Justine e Os 120 de Sodoma, foi a mais prestigiada pela classe artística.


A programação diversificada e de qualidade contemplou o teatro, a dança, o circo e a música, dentro da proposta Tradição e Contemporaneidade. Exceto pelos atrasos ocorridos em todos os espetáculos, o resultado da oitava edição do festival é muito positivo. O cancelamento da apresentação da Cia. de Dança Sesiminas, de Belo Horizonte, em cima da hora, e sem uma explicação plausível, foi o único registro destoante, sem contar com alguns trabalhos que derraparam nas propostas, como a Esther Weitzman Cia. de Dança (RJ), Indecência, da Cia. Bendita de Teatro(GO) e o Circo Mínimo (SP).

Algumas produções agradaram mais que outras. Entre os bons momentos convém destacar o italiano Matteo Belli, com Inferno de Dante, uma releitura da obra de Dante Alighieri; Till, a Saga de um Herói Torto, novo espetáculo do Grupo Galpão, As Três Irmãs, da Traço Cia. de Teatro, e Você, do Grupo Lume. A Cia. Ballet de Londrina mostrou todo o seu potencial com Para Acordar Os Homens e Adormecer as Crianças, de Leonardo Ramos. O grupo é um dos poucos a desenvolver uma carreirafora dos grandes centros.

Contribuição
Todos os 27 espetáculos selecionados tanto de Goiânia como de SãoPaulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais e Itália têm comum a pesquisa de linguagem, dramaturgia de qualidade e inovadoras técnicas deinterpretação. Oficinas e seminários tiveram a participação decentenas de estudantes, atores e pessoas interessadas no aperfeiçoamento e na ampliação de conhecimentos. O intercâmbio cultural proporcionado pelo festival é outro fator importante a ressaltar. Não há dúvida de que o festival tem contribuído com otrabalho dos grupos locais e na formação de plateia, que aumenta acada edição.
Foto: Layza Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário