quarta-feira, 29 de junho de 2011

MUSICAL PURO OURO BRASILEIRO

Alba Franco e Newton Murce
Depois do espetáculo Martim Cererê, de 1988, o musical Puro Brasileiro é considerado o mais bem sucedido espetáculo da Cia. Teatral Martim Cererê. Há 11 anos em cartaz, o espetáculo trocou de elenco várias vezes e fez dezenas de apresentações no Brasil e no exterior. O diretor Marcos Fayad continua com a produção no repertório do grupo, e constantemente recebe convites para temporadas. Milhares de pessoas assistiram à montagem que conta de forma bem humorada e musical a história do nosso cancioneiro caipira. É um sucesso, não resta dúvida.

Diante da repercussão, e do importante material que ficara fora da primeira edição , Marcos Fayad decidiu criar uma sequência para o espetáculo. A estreia foi realizada no Teatro Sesi, de 10 a 12 de junho, com o título de Puro Ouro Brasileiro, uma escolha que, acredito, acabou confundindo o público, que acabou achando tratar-se da mesma produção.

Puro Ouro Brasileiro segue o mesmo formato da primeira versão Puro Brasileiro: música e pequenos textos explicativos sobre cada autor ou música costurando o espetáculo. Marcos Fayad assina o roteiro, a direção e também interpreta e canta junto com o elenco formado por Tião Sodré, Alba Franco, Débora di Sá, Gerda Arianna, Newton Murce, e os músicos Ney Couteiro (violão e viola), diretor musical, e Henrique Dias (acordeon).

Fayad recuperou pérolas do gênero de todas as regiões do País. Do Norte trouxe A Saga da Amazônia, um verdadeiro manifesto à destruição da Amazônia, segundo ele, a música favorita do seringueiro Chico Mendes. Foi ao Nordeste buscar as belas canções de Luiz Gonzaga, Catulo da Paixão Cearense, Stefana de Macedo, Castanha e Caju, Lindalva e Terezinha, Bráulio Tavares. Homenageou o gaúcho Teixeirinha em Coração de Luto. Siriema representou muito bem o Mato Grosso. A música do Centro Oeste e do Sudeste foi muito bem representada pelas tocantes Fiz a Cama na Varanda, a brincalhona A Mulher e o Trem, Cabecinha no Ombro, Viola Quebrada, Serra da Boa Esperança, Casinha Branca, A Moda do Fim do Mundo, Moreninha e Disco Voador.

O diretor optou pelo clima de seresta para iniciar o espetáculo fora do palco. O elenco entra no teatro cantando Luar do Sertão, o clássico de Catulo da Paixão Cearense, e só depois ocupa o espaço em clima de roda de viola. Os artistas se dividem e cantam em solos, duos, trios e finalizam a apresentação com um enorme coro entoando a divertida Disco Voador, de Palmeira e Biá, gravada em 1955.

Puro Ouro Brasileiro é um musical simples, que retrata de forma muito leve e respeitosa as canções que emocionam o caboclo, o caipira, o homem rural que aprecia o canto dos pássaros, o cheiro da terra e uma boa roda de viola. Puro Ouro Brasileiro alcança muito bem seus objetivos proporcionando ao público bons momentos de distração e diversão, momentos cada vez mais raros.

Capins secos e os belos efeitos de iluminação de Alexandre Greco deram ao cenário a ambientação rural típica. Tocos de árvores cortadas servem de bancos no terreiro da fazenda. Confeccionado em algodão, o figurino de Luciana Adauto tem a simplicidade marcante do caipira. As roupas femininas ganharam brilho discreto.

A produção do espetáculo Puro Ouro Brasileiro está caprichada, com a marca registrada de Marcos Fayad. É plasticamente bonito, tem músicas caipiras de bom gosto e elenco coeso, sob a direção musical de Ney Couteiro. Só falta conquistar o público.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

"O teatro não pode ficar resumido a uma sala em que as pessoas assistem (à peça) como se estivessem diante de uma tela. Ou a teatrinhos de vanguarda. Tem que ter público de futebol, como na Grécia".

José Celso Martinez Corrêa

terça-feira, 14 de junho de 2011

UMA CANÇÃO DESNATURADA

Foto: Gilson P. Borges
Antes mesmo de concluir o ensino médio no Colégio Dinâmico, o diretor Altair de Souza, da Cia. de Teatro Sala 3, já tinha o cuidado de fugir da mesmice teatral. Aos poucos, ele foi impondo sua marca, buscando novas alternativas, para surpreender o seu público como já fez algumas vezes. Causou surpresa na Mostra de Teatro Nacional de Porangatu – Tenpo ao encenar A Árvore dos Mamulengos, um texto inédito e muito interessante.


Altair de Souza tem acertado quase sempre. Há dois anos, ele e a musicista Rebeca Neto planejavam um espetáculo inspirado nas músicas de Chico Buarque, compositor que como poucos sabe retratar os sentimentos, os desejos e as frustrações Do sexo feminino. Segundo ele, não foi nada fácil conseguir patrocínio para Uma Canção Desnaturada, espetáculo livremente inspirado na obra de Chico, que estreou em maio no Centro Cultural Martim Cererê. Foi preciso patrocínio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e do Prêmio Funarte Myrim Muniz, do Ministério da Cultura, para sua obra chegar ao palco.


Foto: Gilson P. Borges
 Com uma seleção de músicas marcantes do compositor, como Tatuagem, Geni e Zepelim, Com Açúcar, Com Afeto, Atrás da Porta, Gota D´Água, Folhetim, A História de Lily Braun, Cotidiano, Uma Canção Desnaturada ganha alinhavos de versos que falam do universo feminino: a dona de casa que todo dia faz tudo sempre igual, a mulher que faz tudo para agradar ao seu homem, a prostituta que vive aos trancos e barrancos com seus amantes, as apaixonadas, as desesperadas, as mal amadas e por aí vai.


O musical é bem conduzido por Altair e Rebeca. Mas, não empolga. Falta ritmo ao elenco, atrizes que saibam cantar e interpretar. Exceto por Jaciara Chaves, o restante não consegue segurar o musical, nem mesmo Iuna, vocalista do grupo Passarinhos do Cerrado. O cenário lembra antigos salões de baile, realçado pela iluminação intimista de Rodrigo Horse e as coreografias de Adriano Passos. O figurino mistura vários estilos e épocas. Contudo a execução deixa a desejar.

Altair de Souza e Rebeca Neto precisam dar uma dinâmica melhor ao espetáculo, cujo título soa confuso. Não entendi muito bem por que Canção Desnaturada.

domingo, 12 de junho de 2011

SER TÃO GRANDE - GRUPO ARTES & FATOS


 “Deus mesmo, quando vier, que venha armado!”


Nome de destaque da dramaturgia brasileira, Renata Pallottini, 80 anos, fez duas adaptações marcantes da obra de João Guimarães Rosa para o teatro. A primeira, o conto Sarapalha, foi feita em 1961. Trechos de Sagarana, Corpo de Baile e Grande Sertão: Veredas, foram adaptados em 1969 para a diretora Theresa Aguiar encenar. Pallotini teve sua obra levada ao palco por grandes nomes do teatro como Ademar Guerra, José Rubens Siqueira, Márcia Abujamra, Gabriel Villela e muitos outros.

Apaixonado pela obra de Guimarães Rosa, o diretor Danilo Alencar, do Grupo Arte & Fatos, da Coordenação de Arte e Cultura da PUC Goiás, foi atrás de Renata Pallottini em São Paulo, onde ela mora, para adquirir os direitos das adaptações, que resultaram na montagem de Ser Tão Grande, levado ao palco do Teatro Católica, nos dias 30 de abril e 1º de maio. Era um sonho antigo, que finalmente foi concretizado. Foram quase dois anos de intenso trabalho do grupo até o resultado final chegar ao público assistiu em curta temporada.

Minuncioso como ele só, Danilo cuidou de cada detalhe. Fez várias leituras da obra do imortal mineiro com o grupo, selecionou o elenco entre atores profissionais e amadores pinçados das oficinas oferecidas pela própria universidade, compôs a trilha sonora com o violonista Ney Couteiro e se cercou de profissionais experientes para cuidar da produção. Ensaiou o espetáculo à exaustão. Fez quatro sessões especiais para professores no Teatro Sesi antes de sentir-se seguro para enfrentar a plateia. Todo o sacrifício compensou.

Com patrocínio do Prêmio Myriam Muniz da Funarte 2010, recriou no palco o universo sertanejo que Guimarães Rosa tão bem descreveu em sua obra. Personagens do sertão mineiro, baiano e goiano estabelecem confrontos de ideias, expõem seus costumes, suas leis e sua justiça de uma forma muito real, uma lindeza só, como diria Riobaldo.

Diferentemente do que se pensou a priori, não é preciso conhecer a obra do autor para entender o espetáculo. Dividida em atos – Miguilim, Sarapalha e Grande Sertão: Veredas –, a montagem permite ao espectador conhecer um pouco de cada história tão bem ilustrada pelo cenário, o figurino, a iluminação, o palavreado sertanejo e a música que costura os quadros e complementam a narrativa.

Como um triste lamento, o berrante acorda o sertanejo para a lida, dura como o chão seco do sertão. A morte está sempre à espreita no mundo do sertanejo, seja pela mão dos jagunços seja pelas doenças. As leis são ditadas pelos coronéis e a justiça é democrática. Todos podem dar o seu veredicto. Tudo tem uma razão de ser dentro do espetáculo, considerado uma ousadia pelo jornalista Rogério Borges, do Popular.
Cores do sertão

A iluminação de Rodrigo Horse em tons vermelhos e alaranjados brilha como o sol quente e o calor escaldante. O figurino de algodão em tons terrosos da premiada Rosi Martins foram bordados com pequenos trechos da obra roseana. Os módulos funcionais do cenário de Shell Jr. e Lana Jubé se transformam em cama, barco, oratório e até fogueira para aquecer os doentes de maleita. Uma árvore estilizada remete ao cerrado e aos pássaros. São bonitas de se ver as máscaras de bois e os bonecos confeccionados por Marcos Lotufo. As lutas e pelejas dos jagunços coreografadas por João Bragança dão agilidade à produção.

Alguns nomes do elenco merecem ser destacados pelo esforço em tornar o seu personagem o mais verossímel possível: Deusimar Gonzaga, Norval Berbari, Fábio Mafra, Cleber e Edson de Oliveira. Ao lado de Denise Rocha, Cárita Pinheiro, Brunna Rocha, Adryelle Muriel e Mirelle Araújo, o empenho foi ainda mais gratificante.

Fotos: Josemar Callefi

quinta-feira, 9 de junho de 2011

"Teatro é uma catarse para o autor, você resolve um monte de problema, é terapia, sempre tem um personagem que é seu alterego. TV é audiência, um número. Teatro, você afere na hora. É arte viva. Quando é bom, é a melhor coisa do mundo, mas quando é ruim, não há nada pior. Não tenho saco para o processo do teatro".


Maria Adelaide Amaral, O Globo